RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Governo inaugura backbone para interligar 350 instituições de ensino


Terra

31.05.2001


A primeira etapa da Internet de alta velocidade no Brasil, a Internet 2, está operando desde a semana passada, quando o Ministério da Ciência e da Tecnologia colocou em funcionamento o backbone RNP2 (estrutura que liga a Internet brasileira à rede mundial). O RNP2 deverá interligar 350 instituições de ensino e pesquisa do país com redes acadêmicas e científicas dos outros continentes. A Internet 2 é um sistema norte-americano de transmissão de dados, imagens e sons com alta velocidade, pode ser 77 vezes mais rápida do que a Internet atual e até o momento vem sendo utilizada apenas no meio acadêmico. A princípio, seis capitais de Estado estarão interligadas: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Os institutos dessas cidades já estão usando a nova rede para trocar mensagens por correio eletrônico.

José Luiz Ribeiro Filho, coordenador-geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), diz que a partir de agosto, quando entrar em operação o cabo submarino Americas 2, o sistema brasileiro será interligado ao norte-americano. A partir dos Estados Unidos, será possível fazer conexões com as redes da Europa e da Ásia.

Atualmente, já há uma rede interligando as entidades de ensino e
pesquisa do país, chamada RNP1, com velocidade de 2MB/s (dois
megabytes por segundo). A rede inaugurada quarta-feira tem capacidade de até 155 megabites por segundo e vai permitir aplicações como diagnósticos médicos e até mesmo cirurgias à distância.

– No sistema anterior não se tinha a segurança de que a conexão não
cairia ou que os dados e as imagens seriam transmitidos com precisão e em tempo real – informou Ribeiro Filho.

O projeto prevê a conexão de cinco instituições federais de ensino
superior por mês a partir de agosto. O Ministério da Educação ainda não definiu quais serão as primeiras entidades conectadas, mas até o final de 2001, todas as 52 instituições federais de ensino superior estarão interligadas.

O RNP, backbone que liga instituições acadêmicas à Internet, existe
desde o início dos anos 90. O novo backbone, batizado de RNP-2, utilizará a tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode), que permite elevar o tráfego de dados para até 155 megabits por segundo. Em regiões menos populosas, onde a demanda por Internet é menor, será empregada a tecnologia FR (Frame Relay), cuja velocidade de transmissão de dados é de 2 megabits por segundo.

Entenda melhor

• A Internet 2 vai interligar 350 instituições de ensino e pesquisa do país com redes acadêmicas e científicas dos outros continentes.
• Inicialmente serão interligadas universidades federais e institutos de
pesquisa em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.
• O atual RNP liga todos os Estados à rede mundial de computadores, à velocidade máxima de 2 Megabits por segundo – em muitas localidades, porém, a transmissão fica bem abaixo disso.
• A partir de agosto o sistema brasileiro será interligado ao
norte-americano.

fonte: http://www.terra.com.br/informatica/

Consulta em noticias