RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Brasil e Portugal já promovem intercâmbio de alunos e publicações científicas


Ministério da Ciência e Tecnologia

Hylda Cavalcanti

25.02.2002


A assinatura do protocolo de intenções entre Brasil e Portugal para interconexão de trabalhos via Internet 2 vai consolidar uma integração que já vem sendo realizada.

Nos últimos anos, tem sido intenso o intercâmbio de acadêmicos, pesquisas e publicações científicas entre os dois países, conforme deixaram claro representantes dos governos brasileiro e português e de entidades diversas, presentes no evento realizado em Lisboa e transmitido para o Brasil por meio de videoconferência.

Em Lisboa, o presidente da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Diogo Pires Aurélio, afirmou que o momento não poderia ser mais oportuno para a oficialização desse acordo. Segundo ele, o projeto permitirá que modernos recursos tecnológicos passem a ser utilizados nos trabalhos que objetivam ampliar a difusão da língua mãe.

"A cooperação alimenta um sonho antigo, pois é importante que sejam firmadas as particularidades culturais e lingüísticas dos países de língua portuguesa", disse.

Já a secretária de Política e Informática do MCT, Vanda Scartezini, lembrou o quanto a idéia foi bem acolhida, tanto pela comunidade acadêmica quanto o meio empresarial. Vanda Scartezini enfatizou que a produção de softwears a cada dia mais modernos e a parceria destas empresas servirá como um reforço de apoio entre os dois países.

"O alinhamento possível entre Portugal e Brasil nas questões linguísticas junto à Internet para tecnologia de domínios incentivará bastante novas parcerias entre a América Latina e a União Européia, favorecendo os países de língua portuguesa", acentuou.

A secretária destacou entre estas parcerias, temas como soluções de governo eletrônico a serem tomadas posteriormente e programas de educação a longa distância.

Mestrado

A quantidade de estudantes portugueses que fazem, atualmente, mestrado e doutorado em universidades brasileiras foi outro ponto levado em consideração no projeto, conforme deixou claro o diretor da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis.

De acordo com Palis, o vínculo entre Brasil e Portugal vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e hoje o número de portugueses estudando no Brasil é expressivo. A interação em pesquisa e as novas experiências de ensino que se desenvolvem nos dois países em todos os níveis, tem tudo para explodir a partir de agora, assegurou.

A iniciativa também foi elogiada pelo representante da Fundação Biblioteca Nacional, Elmer Barbosa, que chamou a atenção para a necessidade de informatização dos arquivos públicos com obras das literaturas brasileira e portuguesa. Barbosa pregou a difusão desse trabalho, num futuro próximo, para todos os países da África cuja língua pátria seja a mesma.

fonte: http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=2019

Consulta em noticias