RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Instituto de segurança SANS fará evento no Brasil


Terra

Giordani Rodrigues

22.03.2002


O Brasil poderá ser sede de uma conferência do System Administration, Networking and Security (SANS) Institute, uma das principais organizações internacionais de segurança na área de informática. O evento está planejado para acontecer em novembro deste ano e depende de um número mínimo de participantes.

Os interessados devem preencher um rápido cadastro, indicando nome, e-mail e curso mais adequado às suas qualificações. Segundo a página de inscrição, o preenchimento do formulário não obriga a pessoa a participar da conferência, e serve apenas para auxiliar a elaboração dos trabalhos. Por enquanto, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro figuram como candidatas ao evento. O formulário e outros detalhes podem ser encontrados em http://www.sans.org/Brazil/index_Portuguese.php.

Fundado em 1989, o SANS Institute reúne atualmente mais de 156 mil profissionais de segurança, auditores e administradores de sistemas e de redes, oferecendo treinamentos e pesquisas para a comunidade de segurança ao redor do mundo. O instituto vem aumentando sua atuação em países que não falam a língua inglesa.

Recentemente, em cooperação com o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), publicou uma versão em português da sua lista das 20 maiores vulnerabilidades da Internet, preparada em conjunto com o FBI. Uma versão em espanhol também foi publicada.

Na terça-feira e quarta-feira passadas, aconteceu um outro evento com participação internacional, mas este não foi divulgado publicamente. O NIC BR Security Officer (NBSO), entidade que coordena ações para auxiliar sites envolvidos em incidentes de segurança no Brasil, e o Comitê Gestor da Internet no Brasil promoveram um curso a portas fechadas, na Unicamp.

Contando com a presença de apenas 18 profissionais selecionados dos centros de segurança e resposta a incidentes no país, o encontro discutiu as estratégias para lidar com os ataques informáticos. Batizado de "CSIRT Establishment Issues", o curso foi ministrado por Viviani Paz, do AusCERT — Australian Computer Emergency Response Team.

fonte: http://www.terra.com.br/informatica/2002/03/22/010.htm

Consulta em noticias