| Matemática é pura paixão - AmpliaçãoA experiência é pioneira também no sentido de que utiliza um processo diferente de ensino a distância MCT 01.02.2002 Há doze anos, uma equipe experiente, coordenada pelo professor Elon Lages Lima, realiza treinamento para professores de matemática do ensino médio. Em janeiro há um intensivo: uma semana, oito horas por dia. No decorrer do semestre, o grupo se reúne uma vez por mês para manter a chama. Em julho, há novo treinamento. Com uma média de 120 professores por ano, mais de mil professores de matemática do Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro passaram por essa reciclagem. Esse trabalho que o Impa desenvolve há mais de uma década no Rio de Janeiro, cidade onde a instituição está instalada, agora, se estende para todo o país. Aí se incluem os cursos de formação de professores do nível médio e, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, as olimpíadas de matemática em âmbito nacional e a produção de livros didáticos voltados para professores do Ensino Médio. "Em cinco ou dez anos podemos mudar o atual quadro do ensino de matemática e ter ótimo desempenho em todos os níveis", assegura Palis. Em janeiro deste ano, graças ao Instituto do Milênio em Matemática, o curso de treinamento intensivo para professores ultrapassou as fronteiras do Rio de Janeiro. Ele foi retransmitido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para cinco outros centros: as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Ceará, além da Universidade de Campinas (Unicamp). O curso foi uma mistura de ensino a distância e ensino presencial. Pela manhã, foram ministradas as aulas no Rio e retransmitidas por meio eletrônico. Dois professores de nível superior acompanharam cada turma de 50 professores do ensino médio que estavam se reciclando nos demais centros. À tarde, foram desenvolvidos os trabalhos – o mesmo em todos os grupos, que puderam interagir, trocar experiências uns com outros, como numa vídeo-conferência. "Foi uma experiência piloto", comentou o diretor do IMPA, Jacob Palis, "mas o sucesso foi enorme". Tanto que em julho a experiência se repetirá e, a partir de janeiro do próximo ano, provavelmente serão atendidos mais estados e mais professores". A experiência é pioneira também no sentido de que utiliza um processo diferente de ensino a distância. "É um método híbrido", explica Palis. "Não se trata do professor do ensino médio ficar assistindo a palestras de um professor de um centro distante, mas de acompanhar com professores locais e interagir". fonte: http://www.mct.gov.br/especial/matematica2.htm |