RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Fim do horário de verão e a importância do ajuste de servidores


Módulo Security Magazine

13.02.2003


Em 3 de novembro de 2002, pelo Decreto 4.399, de 01 de Outubro de 2002, os administradores de sistemas de empresas e instituições localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e os estados de Tocantins e Bahia tiveram que adiantar os relógios de seus servidores em uma hora, devido ao início do horário de verão 2002/2003.

Agora, esses mesmos profissionais devem tomar ciência que tal horário terminará às zero horas (00:00) do dia 16 de fevereiro de 2003. Assim, os relógios dos servidores devem ser atrasados em uma hora.

Com certa antecedência e dando continuidade ao excelente trabalho de prevenção, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), ligado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), distribuiu alerta sobre a importância de tal ação. Para sabermos mais detalhes sobre esse assunto, fomos direto à fonte e entrevistamos a Analista de Segurança do CAIS, Renata Cicilini Teixeira. Confira.

Módulo Security Magazine: Por que a importância de se ajustar os relógios dos servidores?

Renata Cicilini Teixeira: A precisão dos relogios dos sistemas é de vital importância para o tratamento de incidentes de segurança, pois permite manter a consistência dos logs, sendo imprescindível nas investigações e identificação de responsáveis.

Security Magazine: Que tipo de dicas a Equipe do CAIS poderia recomendar para os administradores de sistemas acertarem os relógios dos servidores devido ao término do horário de verão?

Renata Teixeira: A configuração dos sistemas para o horário de verão é feita antes do período de vigência do mesmo, já definindo a data de início e término. Relembrando: de acordo com o Decreto 4.399, de 01 de Outubro de 2002, o horário de verão 2002/2003, teve início às zero hora do dia 03 de novembro de 2002, e terminará às zero hora do próximo dia 16 de fevereiro de 2003.

Assim, os administradores que fizeram a devida configuração de seus servidores para o horário de verão 2002/2003, não devem ter maiores problemas, pois a data de término já foi previamente configurada e a alteração sera automática.

No entanto, o CAIS teve notícia, no início desta semana, que os administradores de sistemas Windows enfrentaram alguns problemas, sendo que muitos servidores saíram prematuramente do horário de verão no final de semana passado. Tais sistemas assumiram a configuração imposta pelo Windows, desrespeitando configurações específicas para o horário de verão brasileiro.

Vale ressaltar que, durante o horário de verão, o timezone é alterado. Por exemplo, o GMT-3 passa para GMT-2 no período de vigência do horário de verão, retornando para GMT-3, após o término do período. Essa informação é importante para o cruzamento de logs em uma investigação.

Security Magazine: Há alguma diferença técnica no momento de se trocar o horário de servidores baseados em sistemas Windows e sistemas Linux?

Renata Teixeira: Sim. O CAIS divulgou um alerta com dicas técnicas para configuração do horário de verão: "Alterações necessárias para o Horário de Verão 2002/2003".

Consulta em noticias