RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Grupo de trabalho da RNP traça metas para transmissão de voz sobre IP


Módulo Security Magazine

11.09.2003


Iniciar o ano que vem convidando todas as instituições usuárias a se conectarem ao serviço de voz sobre IP (VoIP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Esta é a expectativa do Grupo de Trabalho (GT) VoIP da organização que visa oferecer o serviço de transmissão de voz digital pela rede Internet, utilizando o protocolo IP.

Nos dias 8, 9 e 10 de julho, foi realizado o treinamento teórico e prático da nova tecnologia para técnicos das 14 instituições que participarão inicialmente do projeto piloto. Para o funcionamento integral do piloto, previsto para os meses de setembro e outubro, o GT aguarda a chegada dos gateways que estão sendo adquiridos pela RNP e que serão repassados às instituições participantes.

O treinamento foi realizado pelo laboratório VoIP do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (NCE) e reuniu cerca de 30 profissionais das áreas de dados e telefonia. O programa do curso foi focado na instalação e configuração de gateways (equipamento que faz a conexão dos PBXs à Internet), gatekeepers (responsáveis pela localização das chamadas), servidores Radius (elementos que armazenarão as estatísticas de uso), planos de numeração e segurança de acesso e autenticação.

Enquanto os gateways são aguardados, a instalação dos gatekeepers, servidores Radius e banco de dados SQL, prevista para o final de julho, já permitirá a operação de alguns telefones virtuais e o teste do plano de numeração. Até novembro, depois da implantação do piloto, todos os dados coletados da experiência deverão ser reunidos para que o GT elabore a recomendação para a implantação em produção do serviço pela RNP.

O serviço de voz sobre IP pode trazer vários benefícios para o país. Dentre eles, a otimização dos custos, com a convergência de voz e dados em uma só rede e a extensão da discagem DDD e DDI para qualquer ramal virtual ou físico do PBX. Além da economia, a integração real de voz e dados permite que as instituições possam investir em novas soluções internas, buscando o uso intensivo de telefones IP, virtuais e integração de VoIP com ambientes Web, como SAQ via Internet.

E parece que o futuro reserva boas perspectivas para esse mercado. Segundo a 8ª Pesquisa Nacional de Segurança da Informação, realizada entre março e agosto de 2002 pela Módulo Security, 45% dos entrevistados indicaram "planos para investir, mas sem data definida" e 20% marcaram a opção "já investiu" nessa nova tecnologia.

fonte: http://www.modulo.com.br/index.jsp?page=3&catid=7&objid=2309&pagecounter=0&idiom=0

Consulta em noticias