| IMPA mostra como é possível promover a inclusão socialMCT Andréia de Abreu 12.02.2004 O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realiza uma série de atividades que buscam melhorar a qualidade do ensino no Brasil. Uma delas é o Programa de Treinamento de Professores do Ensino Médio e Fundamental, que será ampliado ainda este ano com a ajuda financeira do MCT. O programa é patrocinado pelo Instituto do Milênio, AGIMB (Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira), que é financiado pelo MCT. Cada pólo onde o treinamento é feito consome durante o ano cerca de R$ 30 mil, gastos, basicamente, com a aquisição de equipamentos e locomoção, alimentação e estada dos professores. "Acabamos de treinar, no final de janeiro, professores de 15 estados e vamos ampliar esse número para 20 em julho, mas queremos chegar mesmo aos 27 estados, explica o professor Elon Lages Lima, coordenador do programa. Criado em 1990, o Programa de Treinamento de Professores do Ensino Médio e Fundamental conta com cursos intensivos de curta duração (de 1 a 2 semanas), semipresenciais, realizados nas férias escolares. As aulas expositivas são dadas no IMPA - o quartel das atividades - no período da manhã, e transmitidas simultaneamente para os outros Estados pela Internet, utilizando gratuitamente a infra-estrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT). Durante as aulas, os participantes podem enviar perguntas por meio do chat, programa criado para promover essa interatividade. À tarde, as turmas se dividem em grupos de 10 para resolverem os exercícios. Nesse momento, os alunos contam com a presteza de monitores, aptos a ajudá-los. Esses monitores, que prefiro chamar de colegas-voluntários, são professores universitários. A realização do treinamento nos Estados não depende apenas de dinheiro. Precisamos encontrar professores habilitados a desempenhar esse papel de supervisor, diz Elon. Segundo o coordenador, a realidade do ensino brasileiro em Matemática é grave e, para melhorá-la, não basta aumentar o salário dos professores. É baixíssimo o nível dos alunos que ingressam nas universidades, e os professores acabam diminuindo o seu nível de ensino para que os alunos consigam acompanhar o curso. Para resolvermos esse problema, precisamos atacar, dar um reforço maior aos professores do ensino médio e fundamental e, consequentemente, promover a inclusão social, ressalta Elon Lima, um dos fundadores do curso de graduação em Economia e Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). O que mais impressiona o coordenador é o grande entusiasmo e interesse dos professores em participar do programa e difundir o conhecimento da matemática. Eles se agarram ao programa para aprender e ensinar mais. Esse quinto e último treinamento reuniu cerca de 1.500 professores. Confira as instituições que participaram, em janeiro, do programa: IMPA fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=14922 |