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IMPA mostra como é possível promover a inclusão social


MCT

Andréia de Abreu

12.02.2004


O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), realiza uma série de atividades que buscam melhorar a qualidade do ensino no Brasil. Uma delas é o Programa de Treinamento de Professores do Ensino Médio e Fundamental, que será ampliado ainda este ano com a ajuda financeira do MCT.

O programa é patrocinado pelo Instituto do Milênio, AGIMB (Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira), que é financiado pelo MCT. Cada pólo onde o treinamento é feito consome durante o ano cerca de R$ 30 mil, gastos, basicamente, com a aquisição de equipamentos e locomoção, alimentação e estada dos professores. "Acabamos de treinar, no final de janeiro, professores de 15 estados e vamos ampliar esse número para 20 em julho, mas queremos chegar mesmo aos 27 estados”, explica o professor Elon Lages Lima, coordenador do programa.

Criado em 1990, o Programa de Treinamento de Professores do Ensino Médio e Fundamental conta com cursos intensivos de curta duração (de 1 a 2 semanas), semipresenciais, realizados nas férias escolares. As aulas expositivas são dadas no IMPA - o “quartel das atividades” - no período da manhã, e transmitidas simultaneamente para os outros Estados pela Internet, utilizando gratuitamente a infra-estrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT). Durante as aulas, os participantes podem enviar perguntas por meio do chat, programa criado para promover essa interatividade. À tarde, as turmas se dividem em grupos de 10 para resolverem os exercícios. Nesse momento, os “alunos” contam com a presteza de “monitores”, aptos a ajudá-los.  

“Esses monitores, que prefiro chamar de colegas-voluntários, são professores universitários. A realização do treinamento nos Estados não depende apenas de dinheiro. Precisamos encontrar professores habilitados a desempenhar esse papel de supervisor”, diz Elon.

Segundo o coordenador, a realidade do ensino brasileiro em Matemática é grave e, para melhorá-la, não basta aumentar o salário dos professores. “É baixíssimo o nível dos alunos que ingressam nas universidades, e os professores acabam diminuindo o seu nível de ensino para que os alunos consigam acompanhar o curso. Para resolvermos esse problema, precisamos atacar, dar um reforço maior aos professores do ensino médio e fundamental e, consequentemente, promover a inclusão social”, ressalta Elon Lima, um dos fundadores do curso de graduação em Economia e Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).          

O que mais impressiona o coordenador é o grande entusiasmo e interesse dos professores em participar do programa e difundir o conhecimento da matemática. “Eles se agarram ao programa para aprender e ensinar mais. Esse quinto e último treinamento reuniu cerca de 1.500 professores”.    

Confira as instituições que participaram, em janeiro, do programa:

IMPA
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal da Bahia
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Sergipe

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=14922

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