RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede de dados que conecta AL à Europa entra em operação em maio


IDG Now

Ceila Santos

26.02.2004


Telefônica, Emergia, Telecom Itália, Global Crossing, Tsparkle (Deutsche Telecom), entre outros provedores de telecomunicações estão participando do processo final de licitação para interligar as redes de dados destinadas à pesquisa e desenvolvimento da região da América Latina com a Europa, que compõem o projeto batizado de ALICE (América Latina conectada com a Europa).

O coordenador do projeto das 19 redes de pesquisa e desenvolvimento latino-americanas, Nelson Simões, que também é diretor geral da RNP (Rede Nacional de Pesquisa — que conecta 329 instituições de ensino no Brasil), explica que a licitação pode resultar em vários fornecedores e a previsão é começar a operação da rede de dados, batizada de CLARA, entre sete países até maio. O restante (cerca de 12 países) deve iniciar somente a partir de julho.

O projeto envolve investimentos de 12,5 milhões de euros para os próximos três anos. A União Européia será responsável pelo montante de 10 milhões de euros, enquanto os 19 países da região da América Latina terão que captar os 2,5 milhões de euros restantes.

Ele informa que a capacidade de banda contratada pelo Brasil será de 155 Mbps, porém nem todos os países devem contratar essa velocidade de transmissão. Outro diferencial da rede CLARA é o uso do protocolo IP versão 6, que tem as mesmas funcionalidades encontradas no conceito de redes NGN (Next Generation Network) como mobilidade e convergência de mídias.

fonte: http://idgnow.terra.com.br/idgnow/telecom/2004/02/0031

Consulta em noticias