RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede do Projeto Giga começa a funcionar em maio


MCT

16.04.2004


A rede óptica do Projeto Giga já tem data definida para sua inauguração: 7 de maio de 2004. A data foi marcada no último dia 2, durante reunião da coordenação executiva da projeto, que é conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada aos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Para isso, uma série de medidas, como instalação de equipamentos e testes de enlaces, estão sendo tomadas.

Paralelamente, a RNP divulgou os nomes dos pré-selecionados na chamada de subprojetos de pesquisa e desenvolvimento em protocolos e serviços de rede e em serviços e aplicações científicas, realizada até 29 de fevereiro. Das 39 propostas submetidas, foram pré-selecionadas 30, apresentadas por consórcios envolvendo 45 instituições de pesquisa e de ensino superior. As instituições terão acesso direto à rede experimental de alta velocidade do Projeto Giga. Os consórcios envolvem instituições dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

A seleção foi feita por um Comitê Científico composto por representantes da RNP e por quatro pesquisadores convidados da comunidade científica, assessorado por um grupo de 19 consultores especialmente convocados para essa tarefa.

Os qualificados na primeira fase de avaliação devem apresentar detalhamento de suas propostas até 26 de abril. Na segunda fase de avaliação, a RNP, assessorada pelo Comitê Científico, selecionará as propostas que serão contratadas de acordo com a ordem de sua classificação na fase inicial e com a qualidade do detalhamento apresentado na nova etapa. Os resultados finais serão divulgados até 14 de maio.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=16507

Consulta em noticias