RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Brasil já se conecta a altíssima velocidade


Agência Estado

08.05.2004


A Rede Giga de fibra ótica, inaugurada ontem, garante transmisão de dados com segurança, a velocidades de 2,5 a 10 gigabytes, 400 vezes superior ao serviço ADSL de 256 kilobits, beneficiando atividades que demandam aplicações de alta tecnologia.

São Paulo - Inaugurada ontem, em Campinas, pelos ministros Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, e Eunicio Oliveira, das Comunicações, a Rede Giga garantirá transmisão de dados com segurança, a velocidades de 2,5 a 10 gigabytes, 400 vezes superior ao serviço ADSL, de 256 kilobits, beneficiando atividades que demandam aplicações de alta tecnologia.

Na telemedicina, por exemplo, os especialistas poderão trocar informações sobre diagnósticos com maior rapidez e mostrar imagens mais nítidas de cirurgias, em tempo real.

A agroindústria também será favorecida: o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, em São Paulo, e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, poderão agora acelerar e processar dados mais confiáveis sobre a previsão do tempo.

”A Giga ajudará o produtor a reduzir os custos da safra”, esclareceu o ministro Eduardo Campos.

Com investimento de R$ 54 milhões, a Giga, coordenada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), atuará ainda no desenvolvimento de novos serviços de telecomunicações. Para isso, o projeto contou com a colaboração da Intelig, Telemar, Telefonica e Embratel, que cederam a rede de fibra ótica.

"Isso nos dá a possibilidade de interligar todo o país, levando conteúdos de educação, saúde, pesquisas, cultura, clima, meio-ambiente, que é muito importante para o nosso desenvolvimento, para a troca de conhecimentos e para o incremento da inclusão digital", afirmou o professor Michael Stanton, diretor de Inovação da RNP.

fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2004/mai/08/15.htm

Consulta em noticias