RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

UFPB se integra à rede nacional de pesquisa


Correio da Paraíba

José Alves

07.03.2006


A Universidade Federal da Paraíba instalou ontem, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa a segunda unidade do país da Escola Superior de Redes, fundamental para a pesquisa em toda a Região Nordeste. De acordo com o reitor Rômulo Polari, a primeira meta da escola é formar os gestores de tecnologia de informação das escolas agrotécnicas federais. Um grupo de 20 gestores já estão sendo treinados e ao retornar as suas unidades estarão integrando essas escolas a rede nacional de ensino e pesquisa.

A solenidade de lançamento da escola aconteceu ontem à noite, no auditório do Centro de Ciências Exatas da UFPB e vai oferecer cursos nas áreas de administração de sistemas, administração de redes, segurança e serviços e aplicações. A meta da RNP é capacitar técnicos do Nordeste, dos setores privado e público, para atuarem em projetos de infra-estrutura e de segurança de redes na região. A Escola é uma parceria da RNP com a UFPB.

A unidade de João Pessoa começará atuando na formação em segurança e redes de técnicos de instituições da região Nordeste, que serão conectadas à Internet a partir da rede da RNP. A primeira turma será formada por profissionais de escolas agrotécnicas e CEFETs de estados próximos que darão suporte ao projeto do MEC de interligação das 36 escolas agrotécnicas à rede da RNP.

"O projeto realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a RNP, interligará todas as escolas agrotécnicas federais (EAFs) à rede da RNP. O fato abrirá novas perspectivas no campo da tecnologia da informação, exatamente no momento em que a ação educativa realizada pelas EAFs começa a depender fortemente das estratégias de acesso à informação em tempo real", disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

"Para democratizar os benefícios oferecidos pela Internet, não basta instalar a infra-estrutura. É preciso capacitar pessoas, garantir a manutenção e promover o uso. O MEC prevê a capacitação de 288 profissionais da área de redes este ano. A unidade de João Pessoa da ESR funcionará em dois laboratórios no campus da Universidade Federal da Paraíba.


Laboratórios

Os laboratórios que foram especialmente projetados para a ESR, têm capacidade para 48 alunos e estão ligados à rede da RNP - a rede acadêmica avançada mais veloz da América Latina. "A metodologia desenvolvida é totalmente prática, com módulos de curta duração, aulas voltadas para o dia-a-dia do profissional e exercícios realizados sobre a infra-estrutura da rede acadêmica brasileira", explicou Pacheco.

A Escola, que já funciona em Brasília desde outubro, foi criada para atender à demanda do mercado por profissionais com formação prática. A RNP criou a primeira rede nacional de acesso à Internet e opera, há 15 anos, essa infra-estrutura que integra as principais instituições de ensino superior e de pesquisa do país, um universo de cerca de 250 organizações.

fonte: http://www.correiodaparaiba.com.br/index2.php?pagina=ultimas#B

Consulta em noticias