RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Uso do sistema VoIP reduzirá custos de telefonemas na UFPB


Jornal da Paraíba

Karyna Kay

11.06.2006


Estudantes e funcionários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terão acesso ao sistema VoIP ou telefonia IP, uma das mais avançadas tecnologias de comunicação do mundo. O sistema, que reduz a zero os custos de telefonemas locais, interurbanos e internacionais, é uma tecnologia usada para converter dados da internet para a telefonia. Por meio de um software é possível fazer uma ligação como a de telefone, só que pelo computador.

A implantação do sistema faz parte de um projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que libera o uso do serviço e habilita profissionais da rede acadêmica nacional a implementarem o programa. Responsável pelo projeto na UFPB, o engenheiro de telecomunicações Roberto Azevedo afirma que o sistema já está sendo testado em alguns setores da universidade. “Estamos esperando apenas a homologação por parte da RNP para que o serviço seja liberado”, disse.

O serviço permite à comunidade de ensino e pesquisa usuária da rede a comunicação por voz via internet, usando computadores, telefones IP ou até mesmo os próprios aparelhos telefônicos nos departamentos das instituições. Entre as vantagens do uso do programa está a diminuição dos custos com telefonia, mobilidade e expansão da rede de comunicação. Segundo Roberto, o VoIP pode estender a telefonia a locais onde não existem ramais disponíveis dentro dos campi e permite que o usuário do serviço seja localizado mesmo fora do campus.

A comunicação pelo sistema VoIP é semelhante à transmitida por meio de programas como Skype e MSN, que permitem a comunicação por voz e imagem. A diferença mais notável no caso do serviço VoIP é que ele permite a ligação de um ramal de uma instituição para outro ramal de outra instituição sem passar pela rede de telefonia, mesmo as localizadas em outros Estados ou países, sem que se pague por isso. “A redução na conta telefônica da UFPB, que chega a 70 mil por mês deve ser considerável”, afirmou o engenheiro.

fonte: http://jornaldaparaiba.globo.com/gera-9-110606.html

Consulta em noticias