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Videoconferência aproxima estudantes do Rio e do Amazonas

Concurso levará alunos do Rio até a região amazônia


MCT

26.06.2006


Na última semana, entre os dias 19 e 23, o projeto Mamirauá-Rio de Educação Ambiental estabeleceu uma conexão direta entre o Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, do Rio de Janeiro, e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/MCT, em Tefé, no estado do Amazonas, em plena floresta amazônica. Foram quatro sessões de videoconferência voltadas para a sensibilização dos alunos do Rio sobre as questões ambientais e as características específicas da região amazônica.

O projeto, financiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, é fruto de uma parceria entre o Instituto Mamirauá e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Há mais de dez anos, o instituto Mamirauá vêm desenvolvendo projetos de educação ambiental locais. Durante este mesmo período, a RNP interliga via Internet as universidades e centros de ensino e pesquisa do Brasil. A parceria entre as duas instituições só poderia resultar em educação ambiental a distância. A escolha para a extensão das atividades de educação ambiental não poderia ser melhor: um colégio de formação de professores. A intenção é despertar nos alunos o interesse pelas questões socioambientais e transformá-los em atores ambientalistas em qualquer área que venham a trabalhar.

Os estudantes participaram de sessões de videoconferência, além de atividades como palestras educativas e exibição de vídeos com debates, bem como apresentações de peças teatrais virtuais. Do outro lado da tela, os alunos interagiram com os pesquisadores do instituto, e também participaram de encontros com estudantes locais e a população ribeirinha que já vem participando dos projetos de educação ambiental locais.

Após as sessões de videoconferência, os alunos escreveram um texto sobre suas impressões da experiência vivida e da participação numa videoconferência, do contato com a região amazônica, com as atividades do instituto e com os estudantes amazonenses. Os textos serão reunidos e publicados num catálogo final sobre o projeto, com fotos e informações sobre os parceiros.

Ao final das sessões de videoconferência, será realizado um concurso entre os alunos. Misturando a imaginação com o que aprenderam ao longo da semana e muito lápis de cor, cada um deverá elaborar um rascunho de prospecto de conscientização ambiental. O melhor trabalho selecionado pelo Instituto Mamirauá será aprimorado profissionalmente por uma equipe de design e terá 2.500 cópias impressas, que serão distribuídas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em outubro, em Brasília.

As atividades não se encerram por aí. O melhor virá em julho, quando os estudantes que tirarem os primeiro, segundo e terceiro lugares no concurso estarão de malas prontas para uma visita inesquecível à Reserva Mamirauá. Serão sete dias de mergulho profundo na dinâmica da floresta e sua população.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/40103.html

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