RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

RNP traz a Amazônia para o Rio de Janeiro


MCT

14.11.2006


A Amazônia ficou mais próxima do Rio de Janeiro. Pelo menos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu de 16 a 23 de outubro último. Através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), o público que visitou a tenda da Semana no Largo da Carioca pôde entrar em contato, por meio de videoconferência, com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), localizado na cidade de Tefé, no estado do Amazonas.

Mas a participação da RNP na Semana não parou por aí. Em parceria com o projeto Ver Ciência, a RNP disponibilizou em seus servidores 17 vídeos científicos, acessados sob demanda.

Alunos do Colégio Estadual Engenheiro João Tomé, da Escola Municipal Barão de Itacurussá e da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, foram convidados para participar das sessões de videoconferência, realizadas nos dias 17 e 18 de outubro, a partir do link de 1MBps estabelecido pela Proderj (Gestor da Tecnologia da Informação do Estado do Rio de Janeiro) na tenda da Carioca. O intuito era repetir a parceria que aconteceu em junho deste ano, entre os alunos do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral (RJ) e o Instituto Mamirauá (AM).

No miniauditório da tenda, o Instituto Mamirauá apresentou remotamente palestras sobre energia alternativa, pesca manejada, preservação da fauna e sobre a própria viabilidade da videoconferência em um lugar como a floresta amazônica.

A possibilidade de interação a distância encantou os alunos da Escola Barão de Itacurussá, crianças entre cinco e sete anos que fizeram perguntas e conversaram com os pesquisadores do instituto e alunos amazonenses. A diretora da Escola Visconde de Mauá fez uma exposição sobre reciclagem de latinhas de refrigerante, ação de preservação ambiental praticada entre seus alunos.

Transmissão de vídeos

A RNP, em parceria com o projeto Ver Ciência, disponibilizou em seus servidores 17 vídeos científicos que foram acessados, sob demanda, por instituições pré-selecionadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Vale destacar que o Ver Ciência obteve licença especial dos produtores dos vídeos para exibi-los por streaming pela Internet durante os dias da Semana de C&T.

Ao todo, 13 instituições de oito estados brasileiros - Amazonas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo - se cadastraram para assistir à programação de vídeos como "Santos-Dumont: uma vida não se conta em uma hora", "Da Vinci e a invenção do pára-quedas" e "Hidrogênio, a energia do futuro". As transmissões foram divididas em quatro temas: Santos-Dumont; Tecnologia aeronáutica e aeroespacial; Criatividade em C&T; e Inovação em C&T.

Sandra Wink, da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel/RS), salientou a importância deste tipo de iniciativa para a promoção da Ciência e da Tecnologia. Wink coordenou cinco sessões de vídeos para cerca de 30 pessoas em sua instituição, durante a Semana Nacional de C&T.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/42220.html

Consulta em noticias