RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Definição da mudança de estrutura da Rede-Rio sai no mês de abril


IDG Now

29.01.2007


São Paulo - Em encontro da Faperj com a RNP, foi abordado mais velocidade de acesso à web até o fim de 2007 e Redecomep.

As instituições de ensino e pesquisa situadas no Estado do Rio que se encontram conectadas à Rede-Rio (Rede Acadêmica e de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro) poderão contar com maiores velocidades de acesso à internet até o final de 2007.

A garantia foi dada depois de encontro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) realizada na semana passada com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) visando dar continuidade ao projeto de implementação das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

De acordo com protocolo firmado em outubro de 2006, o acordo prevê a realização de uma parceria entre a atual rede mantida pela Faperj e o sistema que se encontra em fase de implementação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em 27 cidades brasileiras e que tem coordenação da RNP.

O desenho de como ficará a nova rede, com a lista de instituições aderentes – hoje a Rede-Rio reúne cerca de 100 instituições e 600 mil usuários – deverá ser divulgado até o mês de abril.

A partir daí, universidades e centros de pesquisa da região metropolitana terão a possibilidade de acesso mais veloz – por meio de fibras óticas – ao anel do backbone (enlaces que interligam os principais pontos da rede através dos quais as demais instituições ganham acesso à internet) à medida que a infra-estrutura necessária para sua implementação fosse disponibilizada nas áreas em que estão localizadas.

A disponibilização de novos acessos, com possibilidade de maior capacidade de transmissão de dados, possibilitaria ainda a sua utilização por outros setores da sociedade, como nos hospitais, na área de telemedicina, e na área de educação, na transmissão de palestras e cursos.

Para assegurar a permanência das instituições que hoje integram a Rede-Rio e permitir a entrada de outras, a rede deverá estender novos cabos pela região metropolitana. A intenção da RNP é discutir a possibilidade de estabelecer parcerias com empresas que já dispõem de infra-estrutura de ductos ou redes aéreas espalhadas no Grande Rio e que possam se interessar em obter, em troca, a utilização de um par de fibras do cabo.

A previsão é de que as instituições que venham a aderir a nova estrutura estejam integradas à rede até dezembro próximo. A partir de abril, seria feita a contratação dos projetos de engenharia necessários para a instalação da infra-estrutura de cabos ópticos.

Inaugurada em 1992, a Rede-Rio completa 15 anos no próximo dia 22 de maio. Por ela, mais de uma centena de instituições de ensino, pesquisa e governos (municipal, estadual e federal) localizadas no Estado do Rio se conectam à rede mundial de computadores.

fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/01/29/idgnoticia.2007-01-29.9982748458/IDGNoticia_view

Consulta em noticias