RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa cria chave de segurança para envio de e-mails de brasileiros

Servidor de chaves é o primeiro da América Latina conectado à Web


Módulo Security Magazine

15.02.2007


A partir de agora a população brasileira terá acesso ao primeiro servidor de chaves PGP (Pretty Good Privacy) da América Latina com conexão para a rede mundial de servidores desse gênero. O servidor foi implementado pelo Cais (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Um servidor de chaves consiste em um software especial, que possui uma interface via Web ou via e-mail, capaz de cadastrar, buscar e excluir chaves públicas de usuários em qualquer parte do mundo. Estes servidores formam uma rede, de modo que, se um usuário publicar uma chave em um servidor na Espanha, por exemplo, essa atualização chega a todos os servidores participantes da rede.

Mensagens com mais segurança

O software PGP garante a integridade e confidencialidade de mensagens sigilosas quando se quer enviar um e-mail criptografado (em código), de forma que apenas o destinatário tenha acesso ao seu conteúdo. O software também garante a autenticidade da mensagem, através de assinatura digital, para mensagens não criptografadas.

Nesse caso, apesar de a mensagem ser pública, o remetente permite a quem a recebe a verificação de que foi mesmo ele que a enviou. Com essa assinatura, torna-se impossível que alguém a modifique, sem que isso seja detectado pelo PGP.

No servidor de chaves PGP do Cais/RNP, pode-se pesquisar qualquer chave pública da rede mundial de servidores. O endereço, a partir do site da RNP, é http://www.rnp.br/keyserver.

Identidade autêntica é garantida

A criptografia é a arte de escrever mensagens de forma cifrada ou em código. Ela tem, entre seus objetivos, o de autenticar a identidade de usuários, autenticar e proteger o sigilo de comunicações pessoais e de transações comerciais e bancárias, e proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.

Os métodos de criptografia atuais baseiam-se no uso de uma ou mais chaves. A chave contém uma seqüência de caracteres, que pode conter letras, dígitos e símbolos, e que é convertida em um número, usado pelos métodos de criptografia para codificar e decodificar mensagens.

fonte: http://www.modulo.com.br/pt/page_i.jsp?page=3&catid=7&objid=5321

Consulta em noticias