RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Escolas agrotécnicas de todo o Brasil terão acesso à internet a partir de julho


Portal MEC

04.04.2007


As escolas agrotécnicas federais (EAFs) de todo o Brasil ganharão conexão gratuita à internet. A meta do Ministério da Educação é que todas tenham uma rede acadêmica própria, com conexão à rede mundial de computadores. A maioria dessas escolas está localizada no interior.

Inicialmente, 27 escolas agrotécnicas, de um total de 36, terão acesso pronto para ser utilizado em julho. As demais receberão em breve o sistema de conexão, fornecido por meio de projeto desenvolvido pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Mais conhecida como internet acadêmica brasileira, a RNP dividiu as escolas que receberão os pontos de internet por lotes. O lote que abrangerá as 27 escolas será gerenciado pela operadora Oi Telemar, responsável pela conexão nas escolas. O acesso será feito por banda larga. Dependendo da região, via satélite ou por cabos de fibra ótica.

Para aperfeiçoar o serviço, a Oi Telemar realizou na segunda-feira, dia 2, uma videoconferência na qual apresentou o projeto a todas as escolas participantes. Além da conexão, as escolas terão a instalação dos cabos de fibra ótica e os serviços necessários para garantir o funcionamento da rede.

“Várias dessas escolas não têm nenhum tipo de acesso à internet”, explicou Sidney Cunha de Lucena, do Centro de Engenharia e Operações da RNP. Segundo ele, as instituições de ensino ainda não beneficiadas receberão seus pontos de internet em outros lotes, em breve.

Terão acesso à internet a partir de julho escolas dos municípios de Satuba (AL); Manaus e São Gabriel da Cachoeira (AM); Guanambi, Catu, Senhor do Bonfim e Santa Inês (BA); Crato, e Iguatu (CE); Colatina, Santa Teresa e Alegre (ES); São Luís e Codó (MA); São João Evangelista, Muzambinho, Inconfidentes, Salinas, Uberlândia, Machado e Barbacena (MG); Castanhal (PA); Sousa (PB); Barreiros, Vitória de Santo Antão e Belo Jardim (PE); São Cristóvão (SE).

fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=6740&FlagNoticias=1&Itemid=6890

Consulta em noticias