RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

CPqD transfere para 6 empresas tecnologia para redes de alta velocidade


Folha Online

Patrícia Zimmermann

04.04.2007


As tecnologias para redes ópticas de alta velocidade desenvolvidas pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) vão virar produtos de seis empresas nacionais: Padtec, Asga, Digitel, Optolink, Plêiades e Lithustech.

A transferência das tecnologias foi formalizada hoje em solenidade no Ministério das Comunicações e deverá melhorar a qualidade de serviços como telemedicina, tele-educação, entretenimento e estudos de prospecção de petróleo, além de render royalties aos centro de pesquisa.

A partir dessas novas tecnologias, que foram financiadas com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento das Telecomunicações), as seis empresas poderão oferecer ao mercado de telecomunicações equipamentos de desempenho avançado, proporcionando uma evolução nas redes ópticas no país, segundo o CPqD.

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento foi feito dentro projeto Giga, do qual fazem parte o CPqD e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e que tem como objetivo pesquisar e desenvolver uma rede de alta capacidade de tráfego, flexibilidade e qualidade de transmissão em tempo real.

Com investimentos de R$ 55 milhões até o fim deste ano, a rede Giga conecta cerca de 20 instituições brasileiras e abrange uma distância de aproximadamente 750 quilômetros.

A solenidade contou com a presença dos ministros Hélio Costa (Comunicações) e Sérgio Resende (Ciência e Tecnologia), além dos presidentes do CPqD, Hélio Graciosa e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões da Silva, e representantes das empresas.

De acordo com o CPqD, as empresas envolvidas no projeto foram selecionadas por atuarem nesse mercado, além de sua capacidade técnica, desempenho financeiro e modelo de gestão.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115841.shtml

Consulta em noticias