RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede privada virtual MPLS conecta Brasil à Espanha


Convergência Digital

Cristina de Luca

29.10.2007


No último fim de semana, brasileiros do Overmundo participaram mais uma vez do ArtFutura (http://www.artfutura.org/v2/), principal evento de cultura e criatividade digital da Espanha, que este ano discutiu em Barcelona o ideal da "Próxima Rede". Uma discussão especulativa com pensadores, tecnólogos e emprendedores da economia digital sobre a Web que se avizinha, participativa, colaborativa, em alta velocidade. E, o melhor exemplo do que será possívelcomercialmente em pouco tempo, não tiraram os pés do Brasil.

Em uma sala da Ala Cardial Leme da PUC-Rio, Ronaldo Lemos e José Marcelo Zacchi, fundadores do site Overmundo, participaram da mesa redonda “La Proxima Red: Imaginando La Internet 3.0”, através de videoconferência, usando um DVTS (Digital Video Transport System), suportado por uma VPN MPLS sobre as redes Ipê, Clara, Géant e Iris, com uma taxa de transferência de 30Mbps.


Não entendeu? Explico!

Uma VPN, ou Rede Privada Virtual (em inglês Virtual Private Network), é uma tecnologia de rede que permite uma extensão da rede local sobre uma rede pública ou não controlada, como, por exemplo, as diversas redes internacionais envolvidas neste evento. Isto possibilita a troca de dados (ou pacotes de informação) de forma direta entre as instituições conectadas, e assegura a transparência necessária com qualidade de serviço.

Para implementar a VPN, os backbones da rede Clara e da Géant foram reconfigurados para operar em modo multiprotocolo interdomínios, permitindo aos equipamentos das diferentes redes trocar sinalização para estabelecer os túneis que encapsularam (e, portanto, protegeram) os dados transferidos através da conexão transatlântica de áudio e vídeo.

Todo esse processo foi realizado transportando protocolo de nível 2 desde os extremos. Ou seja, os pacotes gerados nas redes locais das instituições foram enviados de um lado a outro (do Brasil para a Espanha e vice-versa) exatamente como foram gerados, e de forma totalmente transparente, como se os dados estivessem na mesma rede local. Daí o uso da terminologia MPLS L2 – VPN: rede privada virtual de nível 2, estabelecida com o uso da tecnologia MPLS.


RNP na vanguarda, sempre

Segundo a Rede Nacional de Pesquisa, a inauguração do serviço MPLS VPN por parte dos engenheiros das redes envolvidas não só foi uma grande contribuição para o ArtFutura, como também foi um marco nos três anos de vida da Rede Clara, que pela primeira vez utilizou esse serviço, através do Atlântico, no enlace que conecta a Rede Clara à Europa.

O tempo dessa conexão direta entre Brasil e Espanha não se limitou à duração da mesa redonda. Se estendeu a outras duas atividades seguintes: as apresentações de Steven Johnson, analista de cultura digital (EUA), e de Dan Huebner, diretor da comunidade Second Life (EUA). As duas palestras chegaram ao Brasil através do fluxo de vídeo de alta qualidade. E no sábado, dia 27, a mesma conexão foi usada para levar a música de DJs do Rio de Janeiro até Barcelona. Para isto a RNP usou o mesmo circuito transatlântico, aplicando transferência de MPEG-2 em alta definição e o software Videolan, também a uma taxa de transferência de 30Mbps.

fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10654&sid=54

Consulta em noticias