RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Especialistas avaliam os rumos das redes avançadas no País


MCT

26.05.2008


Discutir os rumos das redes avançadas no País, nos próximos cinco anos. Este é o objetivo da nona edição do workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), que será realizada até amanhã (27), no Rio de Janeiro (RJ).

No evento, serão feitas demonstrações remotas, usando os recursos de última geração das redes avançadas da RNP e das suas parceiras, que permitem levar uma conexão de 1 Gbps até o local do evento. Um dos destaques será o experimento de dança telemática, o (In)TOQue, coordenado pela professora Ivani Ribeiro, da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O (In)TOQue proporcionará interação de bailarinos localizados no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA) com músicos, em São Paulo (SP) e em Natal (RN).

O 9º WRNP, que ocorre em paralelo ao 26º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), discute o desafio de se redesenhar a infra-estrutura e a tecnologia da rede da RNP para atender às novas demandas de comunicação possibilitadas pelo amplo acesso a tecnologias ópticas e sem-fio. Serão abordados tópicos como e-ciência, comunidades virtuais em áreas como saúde, clima e cultura, e projetos que possibilitam transferência de tecnologia para setores produtivos.

Entre os participantes, estão especialistas internacionais premiados, pioneiros das tecnologias de informação e comunicação e grupos de trabalho nacionais que têm desenvolvido projetos inovadores.

O diretor de redes avançadas da rede de ensino e pesquisa do Canadá (Canarie), Bill St Arnaud, o diretor de P&D da rede norte-americana Internet2, Rick Summerhill, e Guy Roberts, da equipe de engenharia e planejamento de redes da Dante, responsável pela rede pan-européia Géant2, apresentarão suas visões sobre o futuro das redes acadêmicas. O primeiro recebeu, em 2005, o prêmio World Technology Summit Award for Communications, conferido às pessoas e instituições mais inovadoras em ciência e tecnologia.

fonte: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/48262.html

Consulta em noticias