RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede Metrobel chega à sede do governo e mais seis órgãos estaduais


Agência Pará de Notícias

Luiz Carlos Santos - Secom

09.07.2008


A Rede Metrobel está ampliando a extensão do anel de fibra ótica na Região Metropolitana de Belém (RMB). Durante quatro meses, cerca de 40 quilômetros de cabos serão colocados num perímetro que compreende seis bairros de Belém e chega até Ananindeua. O objetivo desta etapa é interligar mais de dez órgãos públicos e outras dezenas de entidades que serão beneficiadas pela rede, com acesso imediato à internet e uma gama de serviços públicos.

Os cabos estão saindo da Empresa de Processamento de Dados (Prodepa) e passarão pelas rodovias Augusto Montenegro e dos Trabalhadores, avenidas Júlio César, Pedro Álvares Cabral, Doutor Freitas e Senador Lemos, até a travessa Perebebuí. Outro perímetro atendido vai da Prodepa até Icoaraci, voltando ao conjunto Satélite e chegando às rodovias Mário Covas e BR-316. A instalação, que começou dia 22 de junho, prossegue até conjunções da Rede Metrobel, pontos onde ela já está presente.

Serão interligados, com essa expansão, o Palácio dos Despachos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funpapa) e o Instituto Evandro Chagas, dentre outros. Os cabos estão sendo colocados nos postes que suportam a rede de energia elétrica, em ferragens que já foram instaladas pela equipe de 15 profissionais que faz o seviço.

Economia

A expansão da Metrobel em áreas periféricas da Grande Belém faz parte das diversas etapas de implantação da rede, iniciada em julho do ano passado, com a interligação do primeiro órgão estadual, o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A Metrobel é uma rede de fibra ótica ligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que interliga todas as principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

No Pará, tem o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações entre instituições públicas de ensino superior na RMB, além de órgãos governamentais como Polícias Militar e Civil. Pela Metrobel, o acesso à internet será até mil vezes mais veloz que as conexões hoje oferecidas pelas operadoras no Pará. Além da economia, a nova rede agilizará a prestação de serviços públicos no Pará e permitirá a criação de novos serviços à população.

A Metrobel também garantirá uma economia substancial aos cofres públicos. Para se ter uma idéia, hoje o sistema de câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop) da Polícia Civil custa R$ 70 mil por mês, pagos à Telemar em troca de um número limitado de câmeras. Com a Metrobel, esse custo será zero e ainda será possível instalar câmeras em toda a RMB.

Rede

Ainda neste mês de julho, o governo do Estado vai conectar à Metrobel os seguintes órgãos e instituições: Corpo de Bombeiros, Comando Geral da Polícia Militar, Instituto de Meteorologia do Pará (Imep), secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop), Saúde (Sespa), Meio Ambiente (Sema) e Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), além do Centro Integrado de Governo (CIG), Hospital de Clínicas Gaspar Viana e Escola de Governo do Pará (EGPA).

Hoje, a Metrobel já conecta doze instituições de ensino e pesquisa à RNP. São dez instituições federais, dentre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi, e duas instituições privadas, a Universidade da Amazônia (Unama) e o Centro Universitário do Pará (Cesupa), que investiram recursos próprios para viabilizar a participação na rede.

fonte: http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias.asp?id_ver=29343

Consulta em noticias