RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Bettina Ferro de Souza terá telemedicina e telessaúde

O hospital universitário da Universidade Federal do Pará passa a integrar a rede de instituições conectadas entre si do governo federal


Saúde Business Web

13.10.2008


O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (HUBFS-UFPA), acaba de inaugurar o núcleo de telemedicina e telessaúde. Parte integrante da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a instituição passa a integrar uma rede de instituições conectadas entre, podendo realizar atividades que vão desde a teleducação de profissionais da área médica e a discussão de casos, até o atendimento a distância.

Segundo o coordenador da Rute no HUBFS, Pedro Piani, a infra-estrutura trazida pela Rute possibilitará o início das atividades de telessaúde do hospital. Para Piani, uma das áreas que será mais beneficiada é a de desenvolvimento infantil, onde o hospital já atua fortemente. Neste sentido, o HUBFS se inscreveu no SIG Saúde de Crianças e Adolescentes, um dos grupos especiais de interesse (conhecidos como SIGs, do inglês Special Interest Groups) da Rute.

Até o momento, o núcleo de telessaúde do HUBFS também já está inscrito em outros três SIGs: TeleEnfermagem, Oftalmo e Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico - Facial.

Na primeira fase da Rute, 19 instituições aderiram à iniciativa. Com a expansão da rede, anunciada em agosto de 2007, a Rute passou a incluir 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil. Atualmente, já há núcleos Rute inaugurados em hospitais universitários em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Bahia, São Paulo e Paraíba.

fonte: http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=52122

Consulta em noticias