RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede acadêmica registra mais de 12 mil incidentes de segurança


Convergência Digital

22.10.2008


No terceiro trimestre de 2008, a equipe do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais), grupo de segurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), registrou 12.423 incidentes. A informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa da RNP, nesta quarta-feira 22/10, por meio de nota na página do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). De acordo com a nota, o Cais é responsável por monitorar a rede acadêmica brasileira e suas 400 instituições usuárias, atuando na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança. O envio de spam em grande escala representou 57% dos problemas; ataques a serviços comuns em servidores, como o serviço de SSH (acesso remoto) ou aplicações Web, 13%; e a presença de malware (worm, vírus, bot, etc) em sistemas, 9%.

Também foram tratados 431 casos de troca de páginas, nos quais o atacante substitui o conteúdo original ou inclui conteúdo não autorizado na página atacada, além de 114 casos de 'phishing' (ataques para obter dados confidenciais de usuários). No período ocorreu um aumento considerável no número de incidentes que, diretamente, afetam os usuários finais da Rede Ipê (Rede RNP), assim como, da Internet de forma geral.

Em comparação com o segundo semestre de 2008, foi registrado o aumento na propagação de ameaças direcionadas a usuários finais entre julho e setembro: os casos de 'phishing' reportados pelo Cais subiram de 63 no segundo trimestre para 114 no terceiro trimestre; o número de trocas de páginas saltou de 153 para 431; e o número de incidentes envolvendo o envio de spams aumentou de 3.893 para 7.671.

As eleições municipais foi um dos alvos dos hackers. O levantamento constatou que houve no terceiro trimestre, incidentes envolvendo a troca de página de sites de candidatos e partidos políticos.

Tal fato demonstra a preocupação que usuários e administradores de sistemas devem ter em datas comemorativas ou importantes, como eleições, Natal e até mesmo o prazo para entrega de declarações de imposto de renda. Os hackers tentam se aproveitar dos assuntos em voga para divulgar mensagens falsas com vírus ou atingir sites de Internet relacionados.

A rede Ipê é uma infra-estrutura de rede Internet voltada para a comunidade Brasileira de ensino e pesquisa. Nela, conectam-se as principais universidades e institutos de pesquisa do país, beneficiando-se de um canal de comunicação rápido e com suporte a serviços e aplicações avançadas.

Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras, tais como Clara (América Latina), Internet2 (Estados Unidos) e Géant (Europa).

Fonte: Assessoria de Imprensa da RNP

fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=16418&sid=18

Consulta em noticias