RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

MT terá unidade da Escola Superior de Redes


Gazeta Digital

Silvana Ribas

22.10.2008


Uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) irá inaugurar a quinta unidade do país da Escola Superior de Redes (ESR). O evento será no dia 28 de outubro, às 9h, na unidade da escola, que fica ao lado do Instituto de Computação, no campus de Cuiabá.

De acordo com o diretor do Instituto de Computação, Arlenes Silvino da Silva, esta é uma conquista que merece comemoração. “A comunidade sempre cobrou a realização de cursos técnicos profissionalizantes nessa área, em Mato Grosso. Até agora, era preciso ir para estados como o Rio de Janeiro ou São Paulo”, explicou.

O primeiro curso a que estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) terão acesso, a partir da segunda quinzena de novembro, é o de Gestão de Segurança da Informação. Nele, serão abordados os seguintes tópicos: política de segurança da informação; legislação, direito digital e crimes em informática; plano de continuidade de negócios; e análise de riscos em segurança da informação. O curso tem 40 horas/aula e está dividido em 10 sessões, com 20 alunos por turma, onde cada um recebe uma apostila e um exemplar da Norma ABNT NBRISO/IEC27001. O investimento é de R$ 1.440 e as inscrições devem ser feitas pelo site www.esr.rnp.br.

Voltadas para técnicos e profissionais de TIC, as aulas são ministradas em laboratórios que simulam o ambiente de trabalho, assim como as atividades e propostas espelham o dia-a-dia do mercado. Os laboratórios estão conectados à Internet por meio do backbone de alta velocidade da RNP.

Com unidades localizadas em João Pessoa (PB), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). A grade de cursos aborda temas inovadores, aproveitando a experiência da RNP no uso e desenvolvimento de novas tecnologias de rede.

Através de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, a ESR planeja estar presente em todas as regiões do país. A abertura da próxima unidade está prevista para 2009, em Macapá (AP).

fonte: http://www.gazetadigital.com.br/digital.php?codigo=70558&UGID=cce9a610adf4b1fd58684185ecc11921&GED=6196&GEDDATA=2008-10-23

Consulta em noticias