RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Rede óptica que interliga instituições de ensino será inaugurada


Agência Brasileira de Notícias

28.06.2009


SALVADOR [ABN NEWS] - O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) inaugura na próxima quarta-feira (dia 1º), às 10 horas, durante cerimônia no salão nobre da UFBa, a Rede Metropolitana de Salvador, a ReMeSSa. Trata-se de uma infraestrutura óptica dedicada a conectar Instituições de Ensino Superior (IES), centros de pesquisa e unidades governamentais da capital baiana. É parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A Rede utiliza tecnologia óptica para interligar 14 instituições, com velocidade de 1Gbps e a possibilidade de ampliar esta capacidade de forma ilimitada futuramente. A ReMeSSa tem 106 km de extensão e os investimentos para sua implementação ultrapassam R$ 2 milhões, do quais R$ 700 mil são investimentos da Prefeitura Municipal de Salvador.

Após a inauguração, a ReMeSSa passa a ser gerida por um consórcio formado pelas instituições integrantes, entre elas, a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia. As cooperações governamentais, nas três esferas, têm apresentado vantagens às redes metropolitanas em operação, pois promovem a implementação e a manutenção do projeto também em troca de pares de fibras.

Rede principal

Considerando a localização e a necessidade de garantir as conexões, a Rede se baseia em um anel central (a partir da Universidade Federal da Bahia; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IF-Ba); Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Salvador (Unifacs), a qual se conectam anéis secundários, que integram demais instituições e campi.

A Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) se integram ao projeto por constituição de infraestrutura própria, através da qual viabilizam seus backbones e acessos locais.Um convênio de cooperação técnica e científica assinado entre a Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) - que representa a Prefeitura de Salvador -e a RNP, com os objetivos de execução e apoio à implementação da ReMeSSa, conferiu à Cogel permissão de participar dos comitês técnico e gestor do projeto e poder para participar de forma direta e contínua na montagem da Rede, desde a negociação com outros órgãos da Prefeitura de Salvador e a agilização da documentação contratual até os processos de licitação de materiais e especificações de parâmetros técnicos.

Vantagens

Interligadas por uma infraestrutura óptica, todas as instituições podem compartilhar informações com mais agilidade e utilizar aplicações avançadas de comunicação, possibilitando o compartilhamento da produção científica e o desenvolvimento de projetos de educação a distância, tanto a nível nacional como internacional.

Utilizando conexões ópticas, os órgãos públicos compartilham seus dados em rede e acessam a Internet com maior velocidade, o que se converte em melhoria dos serviços públicos e novos modelos de governança. Com a inauguração da ReMeSSa, serão 12 redes metropolitanas em operação no país. Já foram inauguradas as redes de Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá, Goiânia e Campina Grande.

fonte: http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=49527

Consulta em noticias