RNP participa de evento internacional na área de informática
Portal do MCT 26.01.2010
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) participa da Campus Party Brasil, apontado como o maior encontro de Internet, inovação tecnológica e entretenimento eletrônico do mundo, que vai até domingo (31), das 10h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
A RNP ocupa parte do estande do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no evento. Além de divulgações pontuais sobre a Escola Superior de Redes (ESR) e o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais), a RNP montou ciclo de palestras que abordam alguns dos seus projetos e que serão apresentadas no próprio estande.
Programação:
Palestra: RedeIfes@Ipê Televisão Universitária Federal na Rede Ipê
Iniciativa para a criação de uma rede de intercâmbio de conteúdo audiovisual entre TVs universitárias por meio da rede Ipê, a rede acadêmica brasileira
Marcus Vinicius Mannarino, gerente do projeto RedeIfês@Ipê
Terça-feira (26), às 15h
Palestra: Retrospectiva em segurança
Análise das principais ameaças à segurança de redes de computadores em 2009 e o que foi feito para combatê-las
Ronaldo Vasconcellos, analista de segurança do Cais
Terça-feira (26), às 16h
Debate: O encontro das luzes: Cinema Digital em Rede (Vídeo 4K alta resolução)
Conversa sobre a transmissão e exibição de filme em superalta definição em São Paulo , San Diego (EUA) e Keio (Japão)
Michael Stanton, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da RNP
Rodrigo Savazoni, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital - Casa de Cultura Digital
Carlos Magalhães, diretor-executivo da Cinemateca Brasileira
Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP
Terça-feira (26), às 17h
Palestra: A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU) e o uso do HSM
A ICPEDU possibilita que universidades públicas utilizem certificação digital, passando a informatizar procedimentos que ainda dependem de papel
Henrique Kawakami, diretor de tecnologia da Kryptus
Quinta-feira (28), às 15h
Debate: Projetos de P&D em TV Digital
Um resumo dos projetos conduzidos pela RNP para TV Digital
Christian Miziara, coordenador de projetos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (Ctic)
Sergio Terzella, coordenador de projetos do Ctic
Sexta-feira (29), às 11h
Sobre a RNP
Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no País. Mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infraestrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.
A rede Ipê é uma infraestrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando cerca de 600 instituições de ensino superior e de pesquisa e beneficiando mais de um milhão de usuários. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (RedClara), europeia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.
A Campus Party
A Campus Party é realizada desde 1997 na Espanha, e iniciou seu processo de internacionalização em 2008. O Brasil foi o primeiro País escolhido para o encontro, que recebeu 118 mil pessoas em 2009. Durante sete dias, milhares de participantes acampam nas instalações do evento com seus computadores, com o objetivo de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar diversas atividades relacionadas à informática, comunicação e novas tecnologias.
Mais informação no site www.campus-party.com.br. fonte: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/316206.html |