RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Zappiens conta a história do Brasil por meio dos cinejornais


Acessa Escola

23.02.2010


Até agora os vídeos que abordam os fatos mais importantes da vida brasileira só podiam ser acessados pelo Arquivo Nacional. Isso é coisa do passado. Daqui para frente estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados podem assistir não só o acervo do Arquivo Nacional, mas aulas e eventos da Universidade de São Paulo (USP), da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) e de outras instituições acessando o portal Zappiens.br.

Se quisermos resumir o que é Zappiens.br podemos afirmar que se trata de um portal gratuito de distribuição de vídeos que apresenta um acervo exclusivo, voltado para o conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.

O responsável por este projeto é o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). São parceiros do CGI.br os já citados Arquivo Nacional, Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) aos quais se soma a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.

Inicialmente, estarão disponíveis materiais do CGI.br, e dos parceiros USP e Arquivo Nacional, como os cinejornais, programas de notícias apresentados antes dos filmes nos cinemas brasileiros entre as décadas de 1930 e 1970. No momento, o portal possui cerca de 6 mi vídeos, o que, diga-se de passagem, não é pouco.

Mas nem só de vídeos viverá o portal. A idéia é que, além do material audiovisual, outros conteúdos como fotos e pesquisas em texto das organizações participantes, por exemplo, possam ser divulgadas no Zapping.br. Segundo um dos coordenadores do projeto, Henrique Faulhaber, “um vídeo de uma aula pode apresentar ligações para imagens ou pesquisas e textos sobre o mesmo tema, facilitando o trabalho de pesquisa do aluno”.

O site possui um sistema de busca que funciona por meio de palavras-chave e por tags, permitindo organizar os conteúdos. Não há limite para o tamanho dos arquivos de vídeo e, por conta de direitos autorais, a maioria só poderá ser acessada para visualização via web.

fonte: http://acessaescola.fde.sp.gov.br/Publico/Noticias.aspx?nID=1673

Consulta em noticias