RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Internet acadêmica brasileira vai atingir novo patamar de velocidade

Enlaces de até 10 Gbps foram licitados no dia 13 de maio


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurará, este ano, a 5ª geração da infra-estrutura de comunicação que ela opera desde o início da década de 90. Os enlaces que interconectarão os primeiros 10 pontos dessa nova rede foram licitados em pregão eletrônico no último dia 13 de maio. Quatro deles terão capacidade de 10 Gbps, enquanto os outros atingirão 2,5 Gbps. A nova rede, de altíssima capacidade, permitirá o desenvolvimento tecnológico do país em áreas críticas como telecomunicações e tecnologias da informação e comunicação, bem como o suporte de aplicações estratégicas para a solução de problemas nacionais em educação, saúde, clima, meio-ambiente, agricultura e espaço, entre outras.

O prazo para assinatura dos contratos com as operadoras de telecomunicações que ganharam a licitação é de 30 dias. Segundo Ari Frazão, gerente do Centro de Engenharia e Operações da RNP, a previsão é de que os enlaces estejam operacionais em até 4 meses após a assinatura.

Serão beneficiados, nesta primeira fase, organizações usuárias da RNP (institutos de pesquisa, universidades, hospitais, escolas técnicas), ligadas ao ensino e à pesquisa em dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Ceará. Na nova topologia, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal compõem o Anel Sudeste, que estará operando com velocidade de 10 Gbps. Espera-se que até 2007 todo o país esteja conectado a gigabits.

A RNP aplicará na capilarização do novo backbone alguns dos resultados obtidos com o Projeto Giga, uma rede experimental criada em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) para a pesquisa e o desenvolvimento de serviços e aplicações voltados para redes ópticas (mais informações na notícia coordenada sobre a Redecomep).

A nova rede nacional acadêmica foi apresentada ao público durante o 6º Workshop RNP, realizado em Fortaleza, nos dias 9 e 10 de maio.

A rede de nova geração da RNP integra o projeto Rede-Conhecimento, planejado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o intuito de prover aos cientistas brasileiros uma infra-estrutura mais robusta de computação, rede e conteúdo.

[RNP, 17.05.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Rede-Conhecimento dará novo impulso à pesquisa brasileira

Projeto do MCT prevê ação integrada para comunicação, computação e conteúdo


Veja também:

6º WRNP

site do workshop


Notícias relacionadas:

Redecomep levará alta capacidade até as organizações usuárias

Meta é beneficiar todos os estados

[RNP, 18.05.2005]