RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP estimula uso dos nós do Planet Lab no Brasil

Pesquisadores podem submeter projetos de pesquisa na área de redes


A Diretoria de Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está convocando pesquisadores da área de redes de computação a submeterem projetos de pesquisa que possam se beneficiar de uma infra-estrutura mundialmente distribuída de equipamentos de rede.

Em 2004, a RNP integrou-se ao Planet Lab, um laboratório virtual para experimento de novas tecnologias e protocolos de rede. Foram instalados três nós deste projeto nos pontos de presença (PoPs) da RNP no Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Com isso, os pesquisadores brasileiros contam com uma infra-estrutura montada uma camada acima da rede Internet, com máquinas espalhadas por todo o mundo, para realizar suas experiências. Os seis equipamentos usados nos nós do Planet Lab na RNP (dois para cada PoP) foram cedidos pela Intel.

O Planet Lab foi apresentado à comunidade acadêmica brasileira em maio de 2004, no 5º Workshop RNP, por Dorgival Guedes, do departamento de Ciência da Computação da UFMG, instituição que obteve o primeiro nó do programa no Brasil. Procurada pela Intel por sua abrangência, com pontos de presença espalhados por todo o país, a RNP foi encarregada da instalação e manutenção dos nós. Com isso, fica também responsável por um conjunto de slices (espaços para a alocação dos projetos), que serão distribuídos entre os seus usuários.

Nos slices, cada usuário coloca suas aplicações e monta sua própria rede, conectando-se a outros nós do Planet Lab espalhados pelo mundo. Cada slice tem dois meses de duração, renováveis. As instituições usuárias podem ter acesso ao ambiente submetendo uma proposta à RNP, a qual passará pela avaliação do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc). Uma vez aprovada, um slice será criado para hospedar o projeto submetido, que poderá ser associado a tantas contas quantas forem necessárias, a fim de que outros participantes possam também trabalhar no mesmo ambiente.

A RNP disponibilizou um formulário em seu site para a submissão de propostas. Os pesquisadores que tiverem propostas aprovadas receberão, por correio eletrônico, orientações para uso do slice e criação das contas.

O Planet Lab teve início em 2002 com Intel, HP e Google como parceiros e hoje possui mais de 500 nós abrigados em 275 lugares, proporcionando o desenvolvimento de projetos em redes que jamais poderiam ser montadas em instituições comuns. Com isso, constitui um grande veículo de distribuição de aplicações e permite que organizações entrem em contato com o ambiente de outros órgãos e pesquisas do mundo todo.

Um exemplo de projeto que virou serviço com a ajuda do Planet Lab é o Internet Backplane Protocol (IBP), protocolo de gerência e uso de armazenamento remoto, desenvolvido pela Logistical Computing and Internetworking (Loci) para dar suporte a redes lógicas em larga escala, sistemas distribuídos e aplicações. Este serviço é utilizado atualmente pelo GT Vídeo Digital da RNP para armazenamento dos vídeos que fazem parte do serviço Vídeo sob Demanda.

[RNP, 05.09.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Planet Lab

Página do Planet Lab no site da RNP


Referências: