RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Qual é a data, afinal?


O Globo / InformáticaEtc

Carlos Afonso

16.05.2005


Foi no dia 18 de julho de 1989 que o Ibase ativou o primeiro servidor Unix conectado à internet nos EUA pelo protocolo UUCP, e abriu o acesso a esse servidor via linha discada e via Renpac para uso das entidades civis. Esta, para mim, é a data simbólica de nascimento da internet no Brasil.

Do lado da comunidade acadêmica, em 1988 já se formavam no Brasil alguns embriões independentes de redes, interligando grandes universidades e centros de pesquisa de Rio, São Paulo e Porto Alegre aos EUA. Para integrar esses esforços e coordenar uma iniciativa nacional em redes no âmbito acadêmico, o Ministério da Ciência e Tecnologia formou um grupo composto por representantes de CNPq, Finep, Fapesp, Faperj e Fapergs, para discutir o tema. Como resultado, surge o projeto da RNP, formalmente lançado em setembro de 1989.

No fim de 1990, em resposta a demandas de entidades civis interessadas em participar da primeira grande conferência da ONU aberta às ONGs, a Eco 92, no Rio, o Ibase procurou a ONU para propor a montagem de uma rede de computadores ligada à internet nos espaços da conferência. Muitas entidades ambientalistas não poderiam viajar ao Rio e queriam ter acesso aos debates e documentos do evento. O projeto do Ibase foi aceito pela ONU e incluído no Acordo de Sede com o governo brasileiro. Em junho de 1992, redes de computadores montadas por um consórcio internacional de entidades civis sob a coordenação do Ibase foram implantadas em todos os espaços da Eco 92, interconectadas através do projeto AlterNex à internet.

O projeto internet da Eco 92 foi um marco da internet brasileira, porque quebrou resistências governamentais à abertura de conexões internet permanentes para a RNP no país. Foi assim que foram ativados finalmente dois canais permanentes de 64 Kb/s com os EUA a partir de São Paulo (Fapesp) e Rio (UFRJ).

Do lado do Ibase, um projeto de incubação de provedores foi iniciado em 1992, com a conexão de dezenas de serviços de BBS ao AlterNex para troca de mensagens com a internet. Daí nasceu a maioria dos grandes provedores internet do país, principalmente a partir de 1994.

Ao mesmo tempo, entidades acadêmicas formularam a proposta de criação de um conselho nacional de governança da internet brasileira, para garantir certos princípios: o conceito do nome de domínio de país como patrimônio da comunidade e não uma mercadoria, a noção que a troca de dados entre redes nacionais tem que ser feita dentro do país e não através de espinhas dorsais estrangeiras, e assim por diante. Tais idéias, todas pioneiras em nível mundial, formaram a base da criação do Comitê Gestor da Internet, formalizado pelo governo federal em 31 de maio de 1995.

fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/168315016.asp

Consulta em noticias