Notícias

Acompanhe, abaixo, as principais notícias sobre o 13° WRNP.

 




Grupos de Trabalho apresentam resultado parcial dos projetos


Clique na imagem para visualizar a galeria de fotos. 

Coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) apoiados pela RNP apresentaram, na manhã desta segunda-feira (30/4), suas pesquisas para a criação de novos serviços na área de redes durante o 13º WRNP, em Ouro Preto (MG). Entre as novidades, estão aplicações de suporte para e-Science, soluções de armazenamento de conteúdos e tecnologias para gestão de redes wireless, aplicativos móveis, telemedicina, entre outras. Todos os estudos estão sendo demonstrados em estande montados no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde ocorre o evento.

Grupos de Trabalho de fase 1

MONITORAMENTO DE VÍDEO - A pesquisadora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Regina Silveira, explicou aos presentes a proposta do Grupo de Trabalho Instrumentação e Monitoração para Aplicações de Vídeo (GT-IMAV). A proposta do grupo é criar uma ferramenta para medir e avaliar a qualidade do consumo de vídeos na Internet, alimentando de informações úteis tanto produtores como profissionais da área de redes. A ferramenta, que pode ser usada, por exemplo, em sistemas de vídeoaulas, detecta o comportamento do internauta na interação com o vídeo, e o consumo de recursos de rede. Ao justificar a importância do estudo, Regina lançou mão de dados que mostram o crescimento do consumo de vídeos on-line, como o que aponta que, a cada minuto, são postadas cerca 60 horas de vídeos.

TRADUÇÃO AUTOMÁTICA – O Grupo de Trabalho Acessibilidade como um Serviço (GT-AaaS) foi apresentado por seu coordenador adjunto, Tiago Maritan, da Universidade Federal da Paraíba. Para desenvolver um sistema capaz de traduzir legendas de vídeos para Língua Brasileira de Sinais, o GT desenhou o perfil dos usuários, que possuem grande dificuldade de acessar conteúdos audiovisuais, uma vez que 25% deste público não consegue ler melhor que uma criança de 9 anos e 97% não concluíram o Ensino Médio. A ferramenta permitirá que vídeos legendados em português possam ser convertidos para Libras, através de um avatar virtual, que executa movimentos criados a partir de gravações em estúdio e software específico.

 

E-CIÊNCIA NA NUVEM - Uma plataforma de computação na nuvem voltada para aplicações científicas é a pesquisa apresentada pelo Grupo de Trabalho Minha Cloud Científica (GT-MC²), coordenado pelo  pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica, Antônio Tadeu Azevedo Gomes. A ideia, segundo ele, é criar uma plataforma web de fácil operação para desenvolvedores e usuários das aplicações. Ela permitirá, por exemplo, ao desenvolvedor customizar a plataforma com base em suas necessidades, e ao pesquisador, publicar, armazenar e compartilhar os resultados dos seus experimentos.

 

ARMAZENAMENTO - O Grupo de Trabalho Computação em Nuvem para Ciência (GT-CNC) pesquisa uma solução para e-Science baseada em computação em nuvem. O professor da Universidade Federal do Pará, Roberto Samarone, explicou que há outras ofertas nessa área, como Google Drive e Dropbox, mas que não oferecem garantia para segurança dos dados e não estão disponíveis no Brasil. A intenção dos pesquisadores paraenses é oferecer uma plataforma segura, eficiente e com alta disponibilidade para armazenamento de dado. Uma das novidades do projeto é a acessibilidade multiplataforma, como em tablet e telefone celular.

 

Grupos de Trabalho de fase 2 

 

PRESERVAÇÃO DIGITAL - O professor Luis Carlos Erpen De Bona, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Digital Preservation 2 (GT-DP2), que desenvolve de um sistema de preservação digital baseada em arquivamento distribuído. A intenção é encontrar uma solução para arquivar de maneira segura um grande volume de conteúdos digitais. Em sua apresentação, o professor fez referência a formas de preservação de informações pré-históricas para explicar a importância do seu trabalho. O pesquisador argumentou que desenhos nas cavernas, ainda que sejam difíceis de serem decodificados, se constituem em formas de preservação mais eficientes que as formas existentes atualmente, dada a rápida obsolescência de tecnologias.

 

REDES SEM FIO - A Universidade Federal Fluminense (UFF) já utiliza em seu campus de Niterói (RJ) o fruto das pesquisas do Grupo de Trabalho Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio 2 (GT-SciFi2), apresentado pelo professor da UFF, Luiz Claudio Schara Magalhães. O projeto desenvolve uma plataforma aberta, extensível e de baixo custo para controle de pontos de acesso sem fio (APs) e com três funções básicas: escolha de canal, controle de potência e balanceamento de carga. Ela facilitará a instalação da infraestrutura porque permitem a configuração automática e dinâmica da rede e permitirá o melhor uso da rede direcionando os usuários a locais onde a rede esteja menos carregada.

 

DISPOSITIVOS MÓVEIS - O pesquisador Valter Roesler, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explicou ao público o trabalho do Grupo de Trabalho Sistema de Multiconferência para Acesso Interoperável Web e Móveis 2 (GT-MConf 2). O grupo criou uma ferramenta em software livre para realização de webconferências que pode ser utilizado em dispositivos móveis. Na fase 2, o grupo se dedica à realização de um projeto piloto com a colaboração de um conjunto limitado de instituições usuárias. Serão estudados aspectos de escalabilidade, distribuição de carga e virtualização. Também será aprimorado o layout do sistema.

 

TELEMEDICINA - Ficou a cargo da pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, Tatiana Tavares, encerrar a sessão ao apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Ambiente de Videocolaboração em Saúde 2 (GT – AVCS 2).  Em sua segunda fase, o Grupo de Trabalho tem como foco aprimorar a plataforma desenvolvida para o serviço de transmissão de cirurgias ao vivo. Através da ferramenta criada pelo grupo, é possível captar imagem, chaveá-las e transmiti-las para outras localidades, em tempo real, com vistas o propósito de apoiar o ensino e aprendizagem a distância na área da saúde. 

 






Patrocinadores Ouro
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 

 
 
 

Patrocinadores Prata
 
 
 
 

 

Patrocinadores Bronze