Notícias

Acompanhe, abaixo, as principais notícias sobre o 13° WRNP.

 




Os desafios da gestão de identidades digitais


 

No painel “Identidade Digital – Segurança”, que aconteceu na tarde de hoje, 30/4, foram apresentados os desafios de adotar uma infraestrutura integrada, que facilite o acesso, e de educar os usuários a adotarem padrões relacionados à gestão de identidade.

“Autenticação não é algo simples. É a confirmação da veracidade de um atributo, de uma identidade. Ela não é pontual, tem que ser contínua, temos que avaliá-la a partir de uma série de aspectos. Mas o problema todo é o homem. Ele não faz o que a máquina quer que ele faça, o que o sistema de gestão de dados quer que ele faça. Temos que resolver isso, melhorando, entre outras coisas, o sistema de emissão credenciais, a questão de custos, entre outros”, defendeu o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo Felipe Custódio.

Para a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jussara Issa Musse, os principais problemas relacionados à identidade digital são a credencial única nas instituições, a oferta de serviços federados e o suporte a eles.

“Outro problema das universidades é a capacitação dos seus escassos recursos humanos. Além disso, o que conta para o usuário é a qualidade do serviço. Se o serviço ofertado for de boa qualidade, conseguimos puxar todos esses serviços federados”, disse a professora.

A pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Michelle Silva Wangham, expôs que a questão é adequar as políticas às aplicações de identidade digital. Como exemplo, ela explicou que é possível os usuários se autenticarem na sua conta pessoal de e-mail e esta ter compatibilidade com a sua identidade na universidade, mas isso precisa ser acordado e formalizado através de regras.

A professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Noemi Rodrigues, colocou que é necessário envolver mais alunos e pesquisadores da comunidade acadêmica. Para isso, a RNP criará, este ano, um programa de gestão de identidade para estimular essas pessoas a se envolverem com o tema. O programa terá cinco bolsas para alunos de mestrado e duração de quatro meses. A chamada será lançada no dia 3/5 e encerrada em 15/5.

“O trabalho começa de fato em meados de julho. No final, os resultados serão divulgados durante o 2º Workshop de Gestão de Identidade no Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), que acontecerá em novembro”, explicou.






Patrocinadores Ouro
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 

 
 
 

Patrocinadores Prata
 
 
 
 

 

Patrocinadores Bronze