Notícia

RNP e os desafios da inovação nos tempos modernos

16/05/2017 19:19

Levar o desenvolvimento tecnológico da academia para o mercado. Essa tem sido uma busca constante da RNP e a área de Serviços e Soluções da organização ajuda a colocar esse objetivo em prática. Para aproveitar a presença de diversos pesquisadores no WRNP, o diretor José Luiz Ribeiro apresentou o desafio da inovação nos tempos modernos e provocou os participantes a analisarem o atual modelo de negócio da RNP, abrindo espaço para sugestões a fim de encontrar a melhor forma de apoiar a inovação no país.

“A RNP precisa desse retorno de vocês, pesquisadores, para que nosso modelo de negócio permita uma sintonia maior entre suas expectativas e a transferência de tecnologia para uso em maior escala na sociedade”, ressaltou o diretor.

O grande desafio nos dias atuais é a facilidade de acesso a recursos antes restritos. “O que era pesquisa avançada há 20 anos hoje é hobby caseiro. Com a internet, você consegue comprar peças e criar uma solução sem precisar de um laboratório de pesquisa para desenvolvê-la e colocá-la no mercado. Estamos correndo cotra o tempo, pois se você não cria algo hoje alguém o fará e os recursos estão nas mãos de todos”, explicou.

Os serviços avançados e as soluções tecnológicas da RNP dependem dos projetos de pesquisa em TIC da comunidade acadêmica para oferecer seus resultados e potencializar inovações para os usuários. “Quanto mais rápido pudermos disponibilizar serviços úteis, seguros e fáceis de usar, mais sucesso teremos”, enalteceu Ribeiro. A RNP é intermediária nesse processo, pois recebe as solicitações e necessidades dos clientes e repassa essas demandas para os pesquisadores, além de apoiá-los no processo mais ágil e estruturado de oferecer essas soluções em larga escala.

Um exemplo apresentado foi a entrega para a Ancine de um equipamento capaz de capturar, indexar e armazenar conteúdo audiovisual veiculado na TV aberta, com a finalidade de realizar o acompanhamento da veiculação de obras audiovisuais. A RNP enviou uma carta convite para instituições de pesquisa que possuem conhecimento nesse tema. Entre as propostas recebidas, foi escolhida a da Unicamp/Mackenzie e um dos grandes diferenciais foi o desenvolvimento de um hardware que permitirá a captação e decodificação de até oito canais de TV simultaneamente, tecnologia inovadora no mundo. Todo o processo, desde a solicitação da Ancine até a entrega final, durou 12 meses.

Em seguida, o diretor provou os participantes a analisarem com ele o atual modelo de negócio da RNP e se questionarem se é o mais eficiente. Atualmente, a RNP segue um ciclo de três anos, desde o início do projeto até a sua operação regular. É fundamental entender o que pode ser feito para reduzir o tempo de transformação da ideia em produto/serviço e se isso é possível, como levá-lo mais rápido ao mercado, de forma estruturada, e quais são as principais barreiras para permitir uma maior agilidade para chegar ao mercado. “É preciso abrir espaço para conversar e dar a melhor solução para os pesquisadores. Precisamos de agilidade, resultados e quanto mais cedo isso acontecer, mais rápido o produto está no mercado”, destacou José Luiz.