Notícia

Fibre lançará nova chamada para propostas de experimentos

15/05/2017 20:19

No segundo semestre de 2017, o projeto Fibre – Future Internet Brazilian environment for Experimentation – planeja o lançamento de uma chamada aberta para pesquisadores que tenham propostas de aplicações que utilizem os recursos computacionais do ambiente de experimentação. O anúncio foi feito no WRNP 2017, na sessão dedicada à plataforma de Internet do Futuro.

Esta será a segunda chamada aberta dedicada ao Fibre. A primeira, lançada no início deste ano, selecionou três propostas de experimentos e casos de uso. Os artigos selecionados farão parte do II Workshop Fibre, que será realizado no dia 4/7 em São Paulo e integra o 37º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O projeto Fibre foi aprovado pela 1ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia, em 2010, para o desenvolvimento de novas arquiteturas de internet. Hoje, o Fibre é um serviço ofertado pela RNP, com 14 ilhas de experimentação operacionais, que funciona como um grande laboratório virtual para ensino de redes de computadores, testes de novas aplicações e validação de novos modelos de arquitetura de rede. Até abril de 2017, foram contabilizados  298 usuários.

Segundo o gerente de P&D da RNP, Leandro Ciuffo, a previsão é de que em breve duas instituições façam parte do testbed Fibre, a PUC-RS e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Entre os planos futuros, está a agregação de novos tipos de recursos para experimentação, como sensores, projeto atualmente em implementação na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Temos o plano de evoluir essa rede, substituindo equipamentos, e com isso aumentar a sua funcionalidade”, declarou Ciuffo.