Notícia

Projetos da 3ª Chamada BR-UE terão estandes exclusivos no WRNP

12/04/2017 19:25

Pelo segundo ano consecutivo, o Workshop RNP (WRNP) abrirá espaço para apresentação dos cinco projetos que integram a 3ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em TIC. Em 2017, além dos estandes dos projetos, haverá um painel com participação de representantes de cada um deles a fim de debater sobre os resultados e desafios encontrados no primeiro ano de execução.

“Estar em contato com o público do WRNP, de maioria da academia, é importante para explorar o caráter científico dessas iniciativas. Hoje temos cinco projetos em andamento com a 3ª chamada. Para o próximo ano, a expectativa é pensar em um novo formato de participação do CTIC no evento, já que teremos mais seis projetos aprovados na 4ª chamada e cinco na Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética”, explicou o coordenador de Projetos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC/RNP), Wanderson Paim.

Os estandes serão espaços para os projetos da 3ª chamada fazerem demonstrações e apresentações dos resultados do primeiro ano de investimento. Essas iniciativas são financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no lado brasileiro, e pela Comissão Europeia, do lado europeu.

Veja um breve resumo de cada um deles:

1. High Performance Computing for Energy (HPC4E)

O objetivo do projeto é aplicar técnicas de Processamento de Alto Desempenho no estudo de energias que representam o presente e o futuro, incluindo a produção de energia eólica, sistemas de combustão eficientes para combustíveis derivados de biomassa (biogás) e geofísica de exploração para reservatórios de hidrocarbonetos.

2. Secure Big Data Processing in Untrusted Clouds (SecureCloud)

Busca utilizar as mais novas tecnologias no estudo e na implementação de uma solução para prover confidencialidade, integridade e disponibilidade a aplicações que são executadas em ambientes de nuvem.

3. Europe Brazil Collaboration of Big Data Scientific Research through Cloud-Centric Applications (EUBra – BigSea)

Criar uma cooperação internacional sustentável na área de serviços em nuvem para análise de Big Data é o principal foco do projeto EUBra-BIGSEA. Ele aproveita a experiência e conhecimento multidisciplinar dos parceiros do consórcio em computação em nuvem, análise de dados, segurança e serviços definidos por software, para cumprir os objetivos da proposta. Além disso, o projeto ainda prevê a transferência de tecnologia para casos de uso real.

4. Fostering an International Dialogue between Europe and Brazil (EUBrasilCloud Forum)

Visa promover um ambiente que permita a absorção dos resultados da pesquisa pelo mercado, incluindo organizações de todos os tipos e tamanhos, a fim de apoiar o crescimento das economias tanto no Brasil quanto na Europa. Para esse fim, o projeto vai criar um "marketplace" baseado na web, oferecendo uma lista concreta e prática dos casos de sucesso e serviços que surgiram da parceria BR-UE. Além disso, o projeto se propõe a estruturar um fórum, direcionado à comunidade, que promoverá diálogos sobre pesquisa e inovação na área de Computação em Nuvem. Dos cinco projetos escolhidos, esse é voltado à disseminação e gestão do conhecimento – os outros são de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

5. Federated Union of Telecomunications Research Facilities for an EU-Brazil Open Laboratory (Futebol)

Seu objetivo geral é desenvolver e implantar estruturas de investigação, juntamente com uma plataforma de controle, na Europa e no Brasil, que permitam a realização de pesquisa experimental na área de convergência entre as redes ópticas e redes sem fio. O projeto também se propõe a criar um ecossistema sustentável e colaborativo entre o Brasil e Europa, em prol do desenvolvimento da pesquisa e inovação.