Programação

 

 

09h00 Abertura

Palestrante: Nelson Simões (RNP), Gonzalo Garcia-Belenguer (OEA), Florencio I. Utreras (RedCLARA)


09h30 Segurança no uso de aplicações em cloud computing

As informações e aplicações sempre estiveram a salvo em computadores pessoais ou datacenters empresariais, mas a tendência de levar esse processamento e dados para algum lugar da internet pode trazer novas oportunidades de negócio e também alguns problemas, se isso não for feito de maneira correta. Nessa palestra, será abordado o conceito básico de clouds, como ele pode ser utilizado pelo usuário final ou pela empresa e quais cuidados devem ser observados antes e durante a sua utilização.

Palestrante: Rodrigo Suzuki (PromonLogicalis)


10h20 Coffee-break 


10h40 Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet, regulamentado pela Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, estabelece as regras sobre o uso da internet no Brasil. A legislação pauta pela proteção dos usuários, adequando os direitos e deveres de quem usa a rede e dos provedores de serviço, determinando as diretrizes para a atuação do Estado. O texto visa assegurar ao cidadão o controle e a titularidade sobre suas próprias informações, como forma de garantir o direito à privacidade. Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum que as informações pessoais sejam divulgadas sem o conhecimento do titular e, muitas vezes, contra a sua vontade. Através desse encontro, abordaremos pontos polêmicos e qual a relevância da lei para o nosso país, considerando o direito comparado e o direito do esquecimento.

Palestrante: Renato Ópice Blum (OPICE BLUM, BRUNO, ABRUSIO e VAINZOF Advogados Associados)


11h30 Segurança em redes sociais

Os sites de redes sociais têm sido amplamente utilizados, tanto por empresas de diferentes setores como por pessoas das mais diferentes idades e classes sociais, permitindo grande interação e rápida disseminação de informações. Para aproveitar todas as vantagens proporcionadas por esses sites, é necessário, porém, estar consciente e atento para os riscos de segurança envolvidos, tais como furto de identidade, vazamento de informações e distribuição de códigos maliciosos e phishing, entre outros.
A palestra pretende apresentar alguns desses riscos e os problemas de segurança já ocorridos envolvendo os sites de redes sociais. A sessão também apresentará dicas práticas e comportamentais que, se aliadas, podem ajudar tanto as empresas como os usuários a se protegerem e, assim, usufruírem desses sites de forma mais segura.

Palestrante: Miriam von Zuben (CERT.br)


12h20 Almoço 


14h20 Espionagem globalizada e inovação em cibersegurança - avanços e desafios

Tendo como foco os avanços e desafios que permeiam a atual era da espionagem globalizada, que demanda urgente inovação em cibersegurança, a palestra inclui temas como computação em nuvem, mobilidade, big data, redes sociais, Internet das Coisas, Deep Web e nova estratégia para se investir em segurança cibernética unindo tecnologia e negócios. Também serão abordadas pelo palestrante, junto ao público presente, algumas experiências de sua carreira, em especial as que o levaram a conceder entrevistas sobre espionagem cibernética governamental e possíveis medidas de proteção e defesa cibernética do governo, empresas e cidadãos brasileiros, em TVs, rádios e jornais nacionais e estrangeiros, incluindo mídias como "Fantástico" e jornal "O Globo", além de sua audiência pública no Senado Federal, a fim de colaborar com os trabalhos da CPI da Espionagem dos EUA.

Palestrante: Paulo Pagliusi (Cloud Security Alliance)


15h10 Vida virtual após a morte: aquilo em que (quase) ninguém pensa

Essa palestra abordará assuntos relativos à morte, luto e privacidade no ambiente virtual. Serão discutidas as seguintes questões: quais informações pessoais nós gostaríamos que permanecessem na internet após a nossa morte? Qual o significado emocional que deixar um legado virtual pode ter? O que é um memorial virtual e como elaborá-lo? Quais são os cuidados que se pode tomar para garantir a privacidade, ainda que póstuma?

Palestrante: Ana Luiza Mano (Instituto Coaliza)


16h00  Coffee-break


16h20  Meus arquivos na nuvem? Seguramente!

Vários são os motivos que nos levam a usar, cada vez mais, os serviços de backup, compartilhamento e sincronismo de arquivos ofertados na nuvem. Características como praticidade, facilidade, rapidez, agilidade e fluidez são as mais marcantes quando optamos por usar serviços como Dropbox, Google Drive, Box, SugarSync, OneDrive, dentre (tantos) outros. Existe uma característica, porém, que é a bola da vez: segurança! Conheça um pouco sobre o que está sendo feito por esses players sobre o assunto e o que você mesmo pode fazer para deixar seus dados mais seguros, sendo neurótico ou não.

Palestrante: Ronald Huppers (CAIS/RNP)


17h10 Encerramento



 

Patrocínio Terabyte
Patrocínio Quilobyte
Apoio    Parceria    
Realização
© 2014 Copyright DISI 2014 - Todos os direitos reservados - Proibida a cópia sem a autorização prévia do autor  |  Conheça nossa Política de Privacidade