Notícias

 

 




Fórum RNP: Os novos desafios diante da mobilidade


Os desafios do uso de tecnologias móveis para a ciência, educação, saúde, cultura e defesa estarão no centro debate do Fórum RNP 2015, que acontece dias 25 e 27 de agosto, em Brasília. Organizadas em trilhas paralelas, as apresentações vão abordar temas relacionados às áreas, a partir da visão de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles o gerente do Google for Education, Jack Fermón Schwaycer, além de representantes da instituição norte-americana EDUCAUSE, da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Lemann e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Com mais de 15 anos de experiência em trabalhos sobre conectividade e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jack Fermón resgatará em sua palestra parte da trajetória na implementação de projetos de conectividade via fibra óptica, rádio, satélite e outros meios em escolas, hospitais e zonas afetadas por desastres, em parceria com a Cruz Vermelha Mexicana. Ao lado de Fermón, Cezar Taurion, sócio-fundador e CEO da Litteris Consulting, vai promover o debate sobre a relação entre mobilidade e big data e como as soluções tecnológicas podem contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem, criando oportunidades na academia.

Advogada especialista em Direito Digital, Patrícia Peck, palestra sobre o potencial e os riscos inerentes ao aumento do uso dos recursos no contexto de ensino e aprendizagem, exemplificando os efeitos da mobilidade no ambiente educacional. Desde 2005 atuando em instituições de ensino, Peck antecipará os ajustes necessários para adequar as novas relações à realidade tecnológica imposta ao mundo acadêmico, incluindo a necessidade de cláusulas mais específicas sobre dever de sigilo e confidencialidade.

Primeira instituição brasileira a utilizar intensiva e institucionalmente um sistema de cloud computing, o case da USP vai nortear o debate sobre o futuro da computação em nuvem na apresentação guiada pelo diretor de TI da instituição, Cyrano Rizzo. Responsável pela instalação da primeira cloud universitária da América Latina e da primeira no Brasil no segmento acadêmico, ele vai abordar a viabilidade da computação em nuvem, além das vantagens e desafios de adaptação diante da mudança de paradigma das universidades brasileiras, tendo como referência a experiência implementada na USP, uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Realizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Fórum RNP 2015 acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, em Brasília, e é aberto ao público, mediante inscrição. Ao longo dos três dias de evento, além desses, serão abordados temas como governança e liderança, operação de TIC, gestão de identidade, redes e novas tecnologias, segurança e privacidade, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, tecnologias aplicadas à educação, cultura e defesa, tendo público-alvo profissionais de TIC e fornecedores, coordenadores de projetos de pesquisa, pró-reitores e diretores de universidades, além de gestores públicos. Para inscrições e informações, acesse http://forum.rnp.br/.

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1219 campi e unidades nas capitais e no interior. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.






Patrocínio Terabyte



Apoio Parceria
Realização
© 2015 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade