CAFe é o foco dos debates do SIG de Gestão de Identidade

Administradores, gestores de TIC e usuários dos serviços da RNP se reuniram no SIG de Gestão de Identidade, realizado em 25/8, para compartilhar experiências, principalmente, sobre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O foco foi para ações de melhoria contínua, ampliação e evolução dos serviços.

O serviço da CAFe foi construído sobre o framework Shibboleth. Como a disponibilização da versão 3.0 do software, é preciso que as instituições se preparem para o processo de atualização. Esse foi o primeiro tópico do SIG de Gestão de Identidade.

De acordo com o Maykon Chagas de Souza, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a versão 3.0 do Shibboleth, disponibilizada no final de 2014, inclui diversas atualizações e novas funcionalidades, entre elas o sistema de consentimento do usuário nativo e a permissão para o cliente saber quais atributos estão sendo liberados pelo IdP ao SP. “O lado positivo é que a instalação é mais simples. Isso pode ser até um motivador para as instituições aderirem à CAFe”, destacou.

O analista de Operações da RNP, Luciano da Rocha, ressaltou que a organização está preparada para apoiar, de maneira estruturada, a atualização do software nas instituições clientes da CAFe. “Em breve, a versão 2.0 não terá mais garantia de segurança e isso seria um risco para o nosso serviço”, explicou.  

Para melhorar a experiência dos clientes, a RNP está trabalhando na pesquisa, inovação e evolução de seus serviços de gestão de identidade. Entre os investimentos, o analista de Operações da RNP, Diego Wesley, ressaltou o desenvolvimento de videoaulas para explicar a adesão aos serviços e o investimento em um novo sistema de estatísticas para a CAFe.

Além disso, por meio do Programa de Gestão de Identidade, a organização promove o estudo de temas voltados à área, como protocolos de autenticação e autorização e infraestrutura de chaves públicas, para a evolução dos serviços. O coordenador do Comitê Técnico de Gestão de Identidade, professor Marco Aurélio Henriques, aproveitou o encontro para apresentar os quatro projetos atualmente financiados pelo programa.

O SIG também teve espaço para a apresentação de duas iniciativas que estão em processo de federalização na CAFe. Uma delas foi a Helios, sistema de votação online que permite a realização de eleições pela internet e com auditoria aberta ao público. Emerson Melo, do Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC), aclarou que a equipe responsável pelo projeto fez uma modificação da versão original, disponível em vote.heliosvoting.org, para permitir a integração com a base de usuários local, traduzir a interface para a língua portuguesa e melhorar a usabilidade. O código fonte desta versão do IFSC, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis no endereço: github.com/shirlei/helios-server.

O outro projeto é o Weby, sistema gestor de páginas na internet que integra ferramentas necessárias para gerir (inserir, ler, editar, excluir e compartilhar) conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código. A principal motivação é disponibilizar conteúdo de maneira simples, permitindo uma fácil administração da informação. De acordo com o Marcello Moura, da Universidade Federal de Goiás (UFG), “o foco do projeto é ser simples, flexível e extensível”. O gerente de Serviços, Jean Carlo Faustino, demonstrou o interesse da RNP em fomentar a criação e a federalização de outros serviços.