Programação

Dirigido a profissionais e fornecedores de TIC, pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, a quarta edição do Fórum RNP tem como tema mobilidade. O evento trata de forma ampla assuntos como computação em nuvem, governança e liderança, legislação e regulamentação, operação de TIC, gestão de identidade, redes e novas tecnologias, segurança e privacidade, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, tecnologias aplicadas à educação, cultura, defesa, além de mobilidade. O Fórum RNP 2015 também contará com a apresentação internacional da Educause, associação norte-americana sem fins lucrativos cuja missão é promover o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação, além de demonstrações sobre o uso aplicado de tecnologias da informação e comunicação em mobilidade.  

25/08 – Terça-feira26/08 – Quarta-feira27/08 – Quinta-feiraTodos os dias
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08:00 > 09:00
Registro e credenciamento
08:30 > 09:00
Café de boas-vindas
09:00 > 11:00
Governança e Liderança - Sala 1
Por que a governança corporativa é importante, qual a   ligação com a governança de TI, o que o Tribunal de Contas da União (TCU) vê como importante neste tema? O que já deveríamos ter feito, o que precisa ser feito agora e o que vem por aí? Por outro lado, como as instituições de ensino e pesquisa tem trabalhado a questão da governança corporativa, quais os avanços obtidos, e quais são as oportunidades e desafios no longo caminho a seguir? Essas serão questões tratadas neste painel, dando uma ampla visão sobre a governança corporativa, sua aplicação, as melhores práticas e sua adoção pelas instituições de ensino e pesquisa.
09:00 > 11:00
Mobilidade - Sala 2
O acesso à informação em qualquer lugar já é uma realidade nos grandes centros. Com isto o espectador deixou de ficar preso à um aparelho fixo, como uma televisão, e passou a consumir o conteúdo em qualquer lugar. A sessão fará uma reflexão sobre os desafios enfrentados desde a produção, distribuição e consumo deste conteúdo, tendo em vista a mobilidade e acesso sob demanda do usuário.
09:00 > 11:00
Telessaúde e Telemedicina - Sala 3
A disseminação de dispositivos móveis com acesso à Internet também tem o potencial de ampliar as   ações   dos profissionais   de   saúde, facilitando   o atendimento   em lugares remotos,   auxiliando o   acompanhamento   de   pacientes   com   restrição   de   locomoção, promovendo   a   troca de   informações   entre   profissionais, possibilitando a coleta de informações em campo, entre outras atividades. O   termo   “tecnologias   móveis” refere-se ao emprego   de dispositivos móveis como smartphones e   tablets,   podendo   também  compreender o uso   de   sensores e dispositivos “vestíveis”. Exemplos do uso de tecnologias móveis em aplicações da área da saúde incluem, mas não se restringem à: coleta e acesso de dados georreferenciados; troca de informações entre profissionais de saúde; monitoramento remoto domiciliar de pacientes; diagnóstico remoto por meio de instrumentos (sinais e imagens); acesso   móvel de dados   médicos   para   agilizar o atendimento e tomada   de decisão   por meio   do compartilhamento   autorizado de dados entre instituições. O desenvolvimento de tecnologias móveis em saúde deve atender também às recomendações da Portaria nº2073/GM/MS de 31 de agosto de 2011 que regulamenta o uso de padrões de interoperabilidade e informação   em   saúde   para sistemas   de informação   em   saúde   no âmbito do Sistema Único de Saúde. Este painel irá explorar o tema apresentando uma aplicação móvel para avaliação dos grupos de interesse especial da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), os projetos de P&D desenvolvidos por dois grupos de trabalho da RNP temáticos da área da saúde, a perspectiva dos diretores do Programa Telessaúde Brasil Redes e Datasus do Ministério da Saúde, e as inovações introduzidas por empresas lider do setor.
11:00 > 11:30
Intervalo
11:00 > 11:15
Palestra Huawei - Sala 2
12:30 > 14:00
Almoço
14:00 > 16:00
Legislação e Regulamentação - Sala 1
Quais os efeitos da mobilidade no ambiente de ensino? Mais inovação e produtividade são pontos importantes, mas quais os riscos precisam ser medidos e remediados? As interações realizadas na Era da Mobilidade em uma sociedade digital e com muita tecnologia à disposição podem permitir um grande ganho no aprendizado e disseminação da informação, assim como um aumento de produtividade e geração de novos negócios, porém, caso não sejam bem estruturados, ou simplesmente sejam encarados como "puxadinhos digitais", poderão certamente trazer prejuízos à instituição. Quais os impactos das novas novas leis sobre o tema e o Marco Civil da Internet? E aqueles relacionados aos sites ou espaços institucionais nas mídias sociais? Sua instituição já atualizou as políticas de uso, os termos de privacidade e está ciente da necessidade de armazenamento de provas eletrônicas? Para entender com profundidade as questões envolvidas sobre a mobilidade no ambiente educacional, riscos e as melhores práticas, o Fórum RNP deste ano recebe a advogada e professora especializada em Direito Digital, Patricia Peck, que trabalha com instituições de ensino desde 2005 e é idealizadora do Instituto iStart, que ensina o uso ético, seguro, legal e saudável da tecnologia com o Movimento Família Mais Segura na Internet.
14:00 > 14:10
Abertura
14:10 > 15:30
A Mobilidade e seus efeitos no ambiente educacional: riscos e melhores práticas
14:00 > 16:00
Cloud Computing - Sala 2
Quando uma instituição estuda a utilização de Computação em Nuvem, também são levadas em considerações as questões ambientais? Fazer uso de serviços em nuvem é inevitável, mas e fazer uso consciente, comunitário e seguro, não seria impressionante? Como aliar mobilidade, acessibilidade e ainda manter a segurança no uso de serviços em nuvem? Entenda mais das questões ambientais, compartilhamento de recursos por meio de federalização de nuvens, sem perder de vista as questões de segurança envolvidas.
14:00 > 16:00
Cultura - Sala 3
Os dispositivos móveis estão se tornando, cada vez mais, uma janela de exibição para diversos conteúdos digitais – filmes, músicas, fotografias, áudios, textos e outros. Neste contexto, muitas instituições de cultura e memória vêm desenvolvendo iniciativas para explorar esta janela. Quais as estratégias a serem desenvolvidas no melhor aproveitamento desta janela de exibição por acervos, arquivos e coleções digitais? Quais as boas práticas que já podem ser identificadas? A curadoria digital tem algo a dizer sobre isso? Acervos digitalizados, aplicativos desenvolvidos e conexão à Internet. Conteúdos no ar? Quais as demandas e os desafios em Tecnologias da Informação que a mobilidade apresenta para as instituições que desejam explorar os dispositivos móveis como janela de exibição? Quais os custos fixos para se explorar a mobilidade? Estas e outras questões suscitadas pela relação entre os conteúdos digitais e a mobilidade serão tratadas nesta sessão.
16:00 > 16:30
Intervalo
16:00 > 16:15
Palestra CAM Tecnologia - Sala 3
16:30 > 18:00
Governança e Liderança - Sala 1
Este painel apresentará dois cases de implantação de disciplinas e métodos para a Gestão de Portifólios, enfatizando questões como requisitos culturais, alinhamento com a estratégia, vinculação às estruturas de governança, métodos de gestão, necessidade de suporte tecnológico, entre outros.
16:30 > 16:40
Abertura – Gerenciamento de Portfólio de Projetos
16:40 > 17:10
Case do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
17:10 > 17:40
Case da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
16:30 > 18:00
Demonstração: Sistema multimídia adaptável, escalável e interoperável para comunicação e colaboração em salas multiuso - Sala 2
16:30 > 16:35
Abertura
16:55 > 17:10
Mconf: Multiconferência para acesso interoperável web e dispositivos móveis
17:10 > 17:25
Sistema adaptável, escalável e interoperável para comunicação por vídeo, de dispositivos móveis a dispositivos 4K (GT-Multipresença)
17:25 > 17:40
SAGE2 (Scalable Adaptive Graphics Environment2)
16:30 > 18:00
Gestão de Identidade - Sala 3
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) passou do seu centésimo provedor de identidade (IdP) em 2015, e conta com diversos provedores de serviços utilizados pela comunidade de educação e pesquisa, como o Portal de Periódicos da CAPES, o FileSender@RNP, os portais Vídeo@RNP e Videoaula@RNP, o Journal and Event Management System   (JEMS), o Microsoft DreamSpark, entre muitos outros. Essa sessão trará uma análise sobre o uso, a importância e os desafios sob à ótica das diversas representações das instituições clientes da CAFe, como as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs), as Unidades de Pesquisa (UPs) do MCTI e as Universidades Estaduais (UEs).
08:30 > 09:00
Credenciamento e café de boas-vindas
08:45 > 09:00
Palestra Aruba - Sala 2
09:00 > 11:00
e-Ciência - Sala 1
A sessão está dividida em três palestras que tratarão de temas como os ganhos proporcionados pelo Science DMZ e como ofertá-lo como um serviço no campus. Na sequência serão tratados os conceitos de RDA ( Research Data Alliance ) e o desafio de construir uma rede de troca de informações de dados cientificos. Qual o impacto nas universidades? Quem serão os " players" dos repositórios de dados globais? Finalizando serão apresentados os desafios da pesquisa na área de clima , destacando o quanto a colaboração remota (i.e. a troca de dados e informações entre instituições) e o uso de redes de alta velocidade são importantes nessa área.
09:00 > 11:00
Cloud Computing - Sala 2
O uso de Cloud Computing pelas instituições brasileiras já é uma realidade. Passamos do ponto de decisão entre usar ou não usar, o que precisamos discutir agora é: diante desta realidade o que ainda teremos pela frente? Neste painel serão tratadas três diferentes perspectivas do uso da computação em nuvem no Brasil, apresentando visões complementares das demandas que precisam ser atendidas num futuro próximo.
09:00 > 10:00
Mobilidade - Sala 3
A sessão apresentará a proposta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) de desenvolvimento de uma aplicação móvel visando contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento da estrutura educacional nas Unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, por meio de uma gestão mais participativa e colaborativa, assim como acompanhar a aplicação de recursos financeiros, a fim de obter-se uma educação de mais qualidade, e aproximando alunos, professores e técnicos-administrativos.
09:00 > 09:10
Abertura
09:10 > 09:40
De olho no Campus: uso do sensoriamento participativo no processo colaborativo de melhoria e aperfeiçoamento da infraestrutura educacional das Unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
10:00 > 11:00
Governança e Liderança - Sala 3
As instituições públicas são consideradas ambientes menos propícios a mudanças, com estabilidade de seus colaboradores e normalmente um menor grau de percepção do nível de serviço. Na área de tecnologia da informação, acrescenta-se o quantitativo insuficiente de recursos humanos, com baixa remuneração e pouca capacitação na área de gestão. Neste cenário, como implantar a Gestão de Serviços com aderência ao ITIL e as práticas amplamente recomendadas pela Governança de TI? Como reorganizar a TI buscando um alinhamento com o planejamento estratégico da organização? Estes são os temas propostos para discussão nesta mesa.
11:00 > 11:30
Intervalo
11:00 > 11:15
Palestra Binário - Sala 2
11:30 > 12:30
Defesa - Sala 1
Esta sessão trará uma visão da indústria de Defesa do Brasil, avaliando o contexto geopolítico do Brasil, as comunicações críticas, o mercado de Defesa no Brasil e seus desafios para sobrevivência e crescimento das empresas deste mercado
11:30 > 12:30
Mobilidade - Sala 2
Nos primórdios da Internet, os usuários conseguiam acessar a rede apenas de alguns locais da universidade. Com o avanço das tecnologias, a abrangência foi aumentando cada vez mais, possibilitando o acesso através das redes sem fio (wi-fi) e mais atualmente através das redes de telefonia móvel de alta velocidade (4G/LTE, 5G, xG). Nesta sessão será discutida a complementaridade desta rede de dados de forma a ampliar os limites geográficos do campus universitário.
11:30 > 12:30
Governança e Liderança - Sala 3
O objetivo dessa sessão é demonstrar, sob o ponto de vista do TCU, se os indicadores construídos e apresentados pelos gestores de recursos públicos, são capazes de indicar ou mensurar o que se propõem a avaliar, quantitativa e qualitativamente, em relação aos critérios de eficiência, eficácia, efetividade e economicidade na gestão.
12:30 > 14:00
Almoço
12:30 > 12:45
Palestra Coriant - Sala 3
14:00 > 16:00
Governança e Liderança - Sala 1
A informação tem se configurado em um dos principais ativos para as organizações no mundo contemporâneo. No âmbito interno da organização, viabiliza a tomada de decisão consciente e inteligente, aponta cenários de riscos e de oportunidades, contribui para a melhoria dos processos organizacionais, e, de forma geral, orienta a execução exitosa da estratégia corporativa.   Externamente, no que diz respeito às relações com as partes interessadas e à imagem organizacional, a informação estruturada é a base para a transparência e para a prestação de contas, demandas cada vez mais frequentes por parte da sociedade. Se bem aproveitada e utilizada, se transforma em um instrumento de poder e de vantagem competitiva. A falta de gerenciamento das informações pode comprometer a sustentabilidade da organização e fragilizar a sua imagem institucional. A proposta da mesa é contribuir com uma discussão sobre a importância da informação tanto na perspectiva da tomada de decisão, quanto no que se refere à transparência e à prestação de contas. Pretende-se explorar as formas de aproveitamento e utilização da informação para estes fins.
14:00 > 14:10
Abertura - o papel da informação para a tomada de decisão e a transparência organizacional
14:40 > 15:00
Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE): uma ferramenta para tomada de decisões
15:00 > 15:20
O uso das TIC´s para o fortalecimento da participação da sociedade em processos de monitoramento e avaliação de políticas públicas
14:00 > 16:00
Cloud Computing - Sala 2
A RNP apresentará as atualizações sobre o projeto de construção da nuvem acadêmica brasileira, seu status e perspectivas.
14:00 > 16:00
Gestão de Identidade - Sala 3
Neste painel serão abordados alguns avanços e desafios recentes na área de gestão de identidades em (e para) ambientes móveis. A grande popularização dos smartphones conectados à internet trouxe oportunidades indiscutíveis. Mas ao mesmo tempo trouxe desafios nunca imaginados no que diz respeito à gestão de identidades dos usuários e suas consequências nas áreas de privacidade e de segurança. Para manter ativa esta discussão e acompanhar as pesquisas e os desenvolvimentos em curso no país e no exterior, a RNP mantém um Comitê Técnico em Gestão de Identidades, o qual conta com a colaboração de vários membros da academia na condução de programas e iniciativas que buscam compreender e avançar o estado da arte nesta importante área de nossa era digital. Nesta oportunidade, aproveitando que o tema do Fórum RNP é Mobilidade, convidamos três especialistas para falarem de temas atuais que habitam a intersecção entre a gestão de identidades digitais e a mobilidade trazida pelos novos dispositivos que temos à nossa disposição.
16:00 > 16:30
Intervalo
16:00 > 16:15
Palestra Citavi - Sala 3
16:30 > 18:00
Mobilidade - Keynote Speaker - Sala 2
16:30 > 16:40
Abertura
16:40 > 17:40
Disruption and Progress: The Impact of Mobile Technology on Higher Education
If knowledge is power, then access to knowledge is access to power. The diffusion of human knowledge, in part, has been tied to the untethering of writing and reading materials from space and place. Knowledge innovations have disrupted existing power structures, leading to opportunities for the advancement of human freedoms. Although the current revolution in mobile technologies has yet to realize its democratic potential, it is pregnant with scenarios for socio-economic and political advancement. In this talk we consider the history of mobile learning and explore in a comparative context both the prospects for and obstacles to mobile reaching its potential.
18:00 > 19:00
Palestra extra - Sala 2
18:00 > 18:10
Abertura
18:10 > 18:50
Auditoria de programas e equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Como parte do processo iniciado pelo Decreto Nº 8135, de 04 de novembro de 2013, e sua posterior regulamentação por meio da Portaria Interministerial MP/MC/MD Nº 141, de 02 de maio de 2014, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) publicou o "Modelo de Governança e Gestão para a Auditoria de Segurança da Informação em Programas e Equipamentos" e o "Conjunto de Características, Critérios, Condições Mínimas e Medidas para Auditoria de Segurança da Informação em Programas e Equipamentos". A iniciativa prevê a criação do ‘Programa de Avaliação de Conformidade’ para emissão de um certificado e/ou selo de conformidade para equipamentos e serviços. Esta apresentação pretende relatar os principais pontos dos documentos publicados, citar os impactos e iniciar o esclarecimento dos gestores sobre o tema.
20:00 > 22:00
Coquetel de confraternização
08:30 > 09:00
Credenciamento e café de boas-vindas
09:00 > 11:00
Segurança e Privacidade - Sala 1
Nos últimos anos, o uso de dispositivos móveis tem crescido exponencialmente. A cada dia, mais pessoas os utilizam para um grande leque de atividades, seja como ferramentas de comunicação, como meio de planejamento e organização no seu dia a dia, e em muitos casos até mesmo para conduzir transações financeiras. Assim também, nas organizações, há uma tendência contínua na direção da consumerização de TI, o que está resultando em mais e mais dispositivos de propriedade do funcionário ou qualquer outro usuário que se conectam à rede corporativa. Este cenário não é diferente em ambientes acadêmicos. O fato é que dispositivos móveis requerem maiores preocupações com segurança da informação, ao introduzir um novo tipo de comportamento digital dos usuários e, consequentemente, trazendo novos riscos. Porém, grande parte das organizações e dos usuários tem um entendimento incompleto, tanto do vasto número de ameaças, quanto das medidas que podem ser tomadas para limitar a exposição de seus dados. Este painel abordará os principais riscos associados ao uso destes dispositivos, assim como os desafios relacionados à segurança e privacidade das informações.
09:00 > 11:00
Mobilidade - Sala 2
Atualmente praticamente todas as pessoas representam fontes para geração de informação. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia acabam de estimar a quantidade de informação produzida entre os anos de 1986 e 2007, chegando à soma estratosférica de 296 exabytes. Isto posto, o que fazemos com tanta informação? Para avançar na discussão deste cenário é que reunimos experts no assunto de big data para abordar as oportunidades para a academia neste cenário caótico na geração de informação.
09:00 > 11:00
Governança e Liderança - Sala 3
O que é Gestão de Riscos, quais são os riscos inerentes a uma Entidade, como implementar atividades de Compliance , como uma Auditoria Interna pode contribuir para o processo de Gestão de Riscos Corporativos e resultar na melhoria da Governança Corporativa das Organizações. Esses são alguns dos tópicos que serão tratados neste painel.
11:00 > 11:30
Intervalo
11:00 > 11:15
Palestra Ruckus - Sala 2
11:30 > 12:30
Segurança e Privacidade - Sala 1
Segurança da Informação é um assunto que está diretamente relacionado às boas práticas de governança, o qual vem sendo tratado, cada vez mais, como prioridade pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, ao ponto de ser tema legislativo e tendo tomado proporções nunca antes vistas. Sendo assim, e como forma de promover a melhoria contínua da segurança da informação, a atuação de órgãos fiscalizadores dentro da esfera pública é essencial. Auditar, acompanhar e medir as ações realizadas pelas organizações ligadas à APF são atividades inerentes à atuação destes órgãos, o que acaba por contribuir no aumento da maturidade no assunto. A visão do TCU a respeito das melhores práticas sobre o tema, e a forma como uma organização de ensino alinhou tais exigências legais com a necessidades de definir e aplicar regras para proteção de suas informações, serão tratadas neste painel.
11:30 > 12:30
Redes e Novas Tecnologias - Sala 2
Nos últimos anos, diversas tecnologias têm alterado dramaticamente a forma como nos comunicamos e interagimos com o nosso entorno. Em linhas gerais, temos passado de um mundo cabeado (na última milha) para um universo cada vez mais wireless. A comunicação não se restringe, como no passado, à conversação entre pessoas, mas também a comunicação pessoa/máquina (para automação de processos) e máquina/máquina. Na camada física, tecnologias como LTE (4G), M2M, rádio cognitivo, e outras, abrem perspectivas para muitas novas aplicações. O objetivo dessa mesa-redonda é o de fornecer uma visão panorâmica dessas novas tecnologias, suas potencialidades, os desafios, e as oportunidades que se abrem para os gestores, assim como os pesquisadores brasileiros.
11:30 > 12:30
Governança e Liderança - Sala 3
Num cenário de restrições e dificuldades nas Organizações, o papel do líder pode se tornar diferenciado e fundamental como motivador, agregador e inspirador das pessoas no sentido de vencer os desafios, superar as dificuldades, utilizar os resultados disponíveis e continuar alavancando os resultados para a Organização.   Abordar as competências necessárias e fundamentais que o líder pode focar no   contexto de adversidades ajudará   no entendimento do papel da liderança neste contexto.
11:30 > 11:40
Abertura
11:40 > 12:10
O papel do líder como agregador, motivador e inspirador nas Organizações
12:30 > 14:00
Almoço
13:00 > 14:00
Palestra extra - Sala 3
GTD™ é a abreviação da marca “Getting Things Done™” (“A Arte de Fazer Acontecer”). Um sistema de gestão inovador para a vida pessoal e profissional, criado pelo renomado consultor americano David Allen, que fornece soluções concretas para transformar o “corre-corre” diário e as incertezas em um sistema integrado de produção sem estresse. O GTD™ é um poderoso método para gerenciar compromissos, informações e comunicações. É o resultado de 30 anos de prática em serviços de consultoria, Coaching, acompanhamento pessoal, treinamentos e programas organizacionais, realizados com milhões de pessoas em todo o mundo, que lhe renderam a reputação de padrão ouro na produtividade pessoal e organizacional.
13:00 > 13:10
Abertura
13:10 > 14:00
Mais Produtividade com Menos Estresse com o Método GTD™ (Getting Things Done – A Arte de Fazer Acontecer)
14:00 > 16:00
Tecnologias Aplicadas na Educação - Sala 1
O acesso às redes de computadores em sala de aula, seja nas escolas, nas universidades ou nos institutos técnicos, bem como a integração de computadores, tabuletas e lousas eletrônicas, permitem que o aluno faça pontes entre conhecimentos distintos. Nessa realidade, a tecnologia pode ser um novo elemento de motivação, cooperação e transformação. É preciso compreender essa nova realidade e torna-la efetiva, ampliando e melhorando a formação do aluno. Nesse cenário, o professor é o principal responsável por conduzir o processo de mudança desse novo paradigma educacional.
14:00 > 16:00
Cloud Computing - Sala 2
 O Centro Integrado de Telemática do Exercito (CITEx) tem atuado na disponibilização de um serviço de cloud computing privado para uso pelo Exército Brasileiro. A primeira palestra apresentará esta iniciativa, como também seus desafios já superados e lições já aprendidas para construção deste serviço, batizado de EBCloud. Na sequência, o responsável do CERN - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o maior laboratório de física de partículas do mundo, situado em Genebra, na Suíça - falará dos desafios envolvidos na gestão da maior nuvem para uso de pesquisa no mundo. Por fim, será apresentado o projeto de implantação do ambiente de computação em nuvem da Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodam) que será utilizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo. o responsável pela implantação da nuvem da Prefeitura de São Paulo e os desafios e ações futuras englobadas em uma infraestrutura para serviços de apoio ao cidadão na maior cidade do Brasil.
14:00 > 14:05
Abertura
14:05 > 14:35
EBCloud, desafios e aprendizagem na construção da nuvem privada do Exército Brasileiro
14:45 > 14:50
Abertura
14:50 > 15:30
Agile Infrastructure at CERN: Moving 9'000 servers into a private cloud (Videoconferência)
CERN, the big particle physics lab close to Geneva (Switzerland), is home to the Large Hadron Collider (LHC) and its four data-intensive experiments. In 2012, a new particle was detected that was identified in 2013 as the long-sought Higgs boson. The experiments deliver some 50 Petabytes of data per year to the CERN computer centre that runs almost 14'000 servers in order to process them. For the next years, data rates will grow, and so will the number of servers. In order to cope with this increase without corresponding increase of personnel, CERN reviewed the way it runs its computer centre, and launched the "Agile Infrastructure" project with the aim of organising services into horizontal layers; moving to a private cloud is an integral part of the strategy. Major work areas are configuration, cloud computing, and monitoring. Other areas such as hardware provisioning workflow and local workload management system are being refurbished as well. Whenever possible, existing free, open-source solutions have been selected as components for well-confined functionality, with CERN adding just a bit of glue to make the components work together, with the aim of being able to easily replace a component, should the chosen one not perform to expectations. Cornerstones of the new system include Puppet and PuppetDB, Foreman, Openstack, ElasticSearch and Kibana, Flume and others. As of August 2015, almost 18'000 servers (physical or virtual) are managed with Puppet, and almost 5'000 physical servers have been moved into the private cloud that comprises 14'000 VMs and more than 130'000 cores. The presentation will discuss the motivation, describe the current choices of tools, report on experience made so far, and give an outlook of what is expected to come.
15:50 > 16:00
Debate
14:00 > 16:00
Operação de TIC - Sala 3
14:00 > 14:10
Abertura
14:10 > 14:50
Gestão de redes wireless no campus
Esta sessão apresentará a infraestrutura de rede sem fio da Universidade Federal Fluminense (UFF), seu histórico, desafios de operação, soluções encontradas, perfil de usuários, perfil de uso, políticas de uso, o que deve ser monitorado e sua evolução. Será descrito o planejamento da arquitetura da rede levando em consideração a mobilidade, estratégia para que a infraestrutura subjacente seja capaz de suportar mudanças no ponto de conexão para permitir roaming transparente, a convergência de voz/dados, o uso de chamadas via whatsapp e hangout (este que permite ligações para a POTS e celular - de graça para os EUA) e finalmente o uso de novos e velhos serviços (viber e skype) e sua integração com os planos de oferecer telefonia para os alunos da UFF via rede sem fio.
14:50 > 15:30
Mobilidade: dinamismo, desafios e aplicabilidade no ambiente educacional
O objetivo dessa sessão será dar uma visão do dinamismo da Mobilidade, apontar desafios e demonstrar dois cases reais. O primeiro case será da Deakin University Australia Wordly que contém uma solução completa, com Analityc, Inteligência Artificial Cognitiva, Devices, App, Security e Infraestrutura. O segundo case pretende demonstrar um projeto desenvolvido para uma instituição de ensino brasileira para alunos de renda média. O objetivo é apresentar que existem iniciativas envolvendo mobilidade para todas as realidades.
16:00 > 16:30
Intervalo
16:00 > 16:15
Palestra Teltec: Mobilidade Institucional: Liberdade com controle - Sala 3
16:30 > 18:00
Mobilidade - Sala 2
A mobilidade é uma decorrência do mundo atual, da globalização e da constante busca pela integração e colaboração mundial. Entretanto, na maioria das vezes, essa visão estratégica e vinculada as políticas públicas não é internalizada nas organizações. Ampliar os horizontes acadêmicos, transbordar as fronteiras dos campi universitários obriga o constante repensar dos processos administrativos e seu alinhamento com as tecnologias de informação e comunicação. Esse painel visa indicar necessidades e caminhos para que as tecnologias de fato proporcionem um intercâmbio de informações e agreguem valor ao processo acadêmico.