A gestão de TI e o alinhamento com a estratégia da organização

Na manhã do dia 26/8, foi realizada uma mesa de discussão sobre governança em tecnologia da informação. Os temas debatidos incluíram como implantar a gestão de serviços com aderência às práticas recomendadas pela governança de TI e como reorganizar a TI buscando um alinhamento com o planejamento estratégico da organização.

Como reflexão inicial, foi apresentada a realidade das instituições públicas como ambientes menos propícios a mudanças, devido a estabilidade de seus colaboradores e a um menor grau de exigência do nível de serviço. Na área de Tecnologia da Informação, acrescenta-se o quantitativo insuficiente de recursos humanos, com baixa remuneração e pouca capacitação na área de gestão.

Para o coordenador acadêmico da área de Governança de TI e Segurança da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP, Edson Kowask, as instituições precisam buscar modelos, como Itil e Cobit, para melhorar a produtividade e o atendimento às necessidades dos clientes. Contudo, é preciso conhecer seus recursos e adequar as implementações a essa realidade. “Vejo que o planejamento já é um caminho. Quando identifico as necessidades das áreas clientes, defino prioridades, de acordo com os recursos que tenho. Nem tudo do Itil consigo implementar na minha organização. É preciso extrair o que é possível ser aplicado”, destacou.

Kowask acrescentou que a criação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é a base do trabalho de gestão de melhorias de serviços. O diretor de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pedro Jácome, ratificou a importância desse instrumento, que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, alinhada à estratégia das instituições. “Na UFPB, preparamos um documento conciso e direto para ser a base de nossa atuação. Não adianta ter um documento enorme que as pessoas não entendem e não seguem”, ressaltou.