Líder como agregador, motivador e inspirador nas organizações

O papel do líder tem se tornado fundamental, principalmente em um cenário de restrições e dificuldades nas organizações. Como ser tonar um líder agregador, motivador e inspirador? Foi a partir desse questionamento que sócio-diretor da Crescimentum, Jonas Duarte, desenhou sua palestra no Fórum RNP 2015, ministrada no último dia do evento (27/8).

“As perguntas básicas para entender sua atuação como líder são ‘Que tipo de líder eu quero ser? Minhas ações diárias refletem esse tipo de líder? Que atitude estou tomando para ser esse líder?’. Responder essas perguntas é o começo para nosso desenvolvimento em liderança”, explicou Duarte, que acrescentou que o desenvolvimento como líder requer sair da zona de conforto. “É como aprender a dirigir e a andar de bicicleta sem rodinhas. É preciso se concentrar”.

O especialista dividiu os líderes em duas principais categorias. Os campistas, que representam 80% dos profissionais, são líderes que gostam da zona de conforto, são pouco propensos a mudanças e fazem o essencial. Já os alpinistas/protagonistas encaram problemas como desafios, buscam novas formas de fazer o mesmo, transformam o ambiente e trabalham com paixão. Esses representam apenas 10% dos profissionais. “Precisamos ser protagonistas, pois líderes como esses fazem a equipe ser imbatível”, enalteceu. Como inspirar as equipes? Com atitudes e exemplos.

As organizações são feitas de pessoas, relacionamento e reconhecimento. “Reconhecimento é fundamental e as duas principais armas do líder para reconhecimento é a delegação e desafio. Um grande líder sabe usar o que ele e o cada integrante da equipe tem de melhor. Todos nós temos recursos para isso. Pratiquem! Pode piorar, mas depois melhora”, finalizou Duarte.

Parceria da RNP com a Crescimentum

A consultoria especializada em desenvolvimento de líderes, Crescimentum, apoia a RNP no Programa de Desenvolvimento da Liderança. O objetivo da iniciativa é sensibilizar os líderes da organização sobre o seu papel como inspiradores, formadores de equipes, responsáveis pelo crescimento e sustentabilidade da organização. “Já formamos cerca de 80 líderes. A Crescimentum tem contribuído com a RNP nesse programa de forma provocadora e estruturante”, ressaltou o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.