SCIFI e os desafios de uma rede sem fio na universidade

O Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio (SciFi) é uma solução de baixo custo para redes de larga escala (de 10 a 5 mil pontos de acesso - APs), usando um controlador de software e hardware. O projeto começou em 2011, como um Grupo de Trabalho (GT) da RNP, e hoje é o modelo usado na Rede Wi-Fi da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte da programação do dia 27/8 do Fórum RNP 2015, o professor da UFF Luiz Schara apresentou o histórico, desafios e soluções adquiridas com essa iniciativa.

“O SciFi muda o paradigma de instalação de rede sem fio, pois é um software livre, adaptável e com possibilidade à cooperação, possui um ponto de acesso muito barato e o sistema configura isso sozinho”, destacou Schara.

A solução atualmente está com 450 APs na UFF e a previsão é de passar para 4 mil pontos de acesso ainda este ano. Segundo o professor, uma das vantagens do sistema é o seu desenvolvimento contínuo. Além disso, o SciFi tem o benefício de mudar a configuração constantemente, de acordo com o ambiente: diminui interferências e aumenta a qualidade do sinal, por exemplo, de acordo com a necessidade de cada ponto.

Nesses quatro anos de projeto, Schara destacou cinco lições aprendidas: a necessidade de desenvolver um gerenciamento centralizado, ter mais cuidado na instalação, criar um sistema de monitoramento para apoiar a operação e manutenção, fazer o monitoramento ativo da experiência do usuário e planejar das antenas para ambientes de muita densidade e diminuir interferência. “Um dos nossos planos de futuro, com foco em mobilidade, é oferecer telefonia para os alunos, professores e técnicos da UFF via rede sem fio”, finalizou.