Sistema multimídia para comunicação e colaboração é demonstrado no Fórum RNP

O sistema multimídia adaptável, escalável e interoperável para comunicação e colaboração em salas multiuso foi demonstrado na tarde desta terça-feira, 25/8, na quarta edição do Fórum RNP.

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Valter Roesler, detalhou a a solução, que é modular e interoperável graças a integrações externas com os sistemas de alta e ultra alta definição, com a solução de webconferência Mconf, com o SAGE2 (Scalable Amplified Group Environment), dentre outros. “O sistema tem uma adaptação rápida entre perfis também”, explicou, mostrando os layouts de reunião possíveis.

Roesler também apresentou o Grupo de Trabalho (GT) de Multipresença, que está trabalhando em uma proposta, junto à Escola Superior de Redes (ESR), de “criar uma arquitetura física e tecnológica de salas multipresença”. “A ideia é usar o mesmo ambiente físico e aproveitá-lo. O foco do GT é ter uma arquitetura modular, escalabilidade, alta usabilidade e baixo custo”, disse. Ele também exemplificou o emprego da ferramenta nas áreas médica e veterinária, que tem foco em usabilidade e pode ser controlada via tablet.

O sócio-fundador da Mconf Tecnologia, Felipe Cecagno, falou sobre o Mconf, uma solução de webconferência que está sendo utilizada em fase piloto pela RNP. Ele começou a ser desenvolvido no âmbito da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), virou um GT da RNP e, posteriormente, uma solução em implantação.

“Há o conceito de comunidade, com sala virtual, espaço de colaboração e fórum. No portal web, o controle de admissão é descentralizado. Ou seja, a RNP pode cadastrar as instituições usuárias do serviço e um administrador do cliente pode liberar o acesso. O sistema permite integração, personalização, código aberto e arquitetura flexível”, expôs Cecagno.

Por fim, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Frota Redigolo, mostrou a plataforma SAGE2, que controla os Painéis de Colaboração e Visualização. “É um software desenvolvido pela Universidade de Illinois, em Chicago, e adaptado ao Brasil. É um ambiente de colaboração via rede de múltiplos conteúdos e imagens de alta definição. Quando começamos a trabalhar com ele, o foco era a transmissão de imagens 4K. Agora, estamos trabalhando na colaboração de modo geral. Usamos o software SAGE2 no painel de videocolaboração porque é muito adotado internacionalmente", garantiu.

Redigolo revelou que a ferramenta “permite o espelhamento não só para dispositivos remotos, mas também entre portais. Posso ter duas instituições interagindo e vendo esses conteúdos”. É o caso da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e o Hospital Santa Izabel, que já colaboram entre si utilizando o video wall de forma sincronizada. Além dos painéis das duas instituições, há outros onze espalhados pelo Brasil.