- 25 a 27 agosto
- Brasília
- DF
Márcio Rodrigo Braz (Diretor da 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União - TCU)
Márcio Rodrigo Braz (Diretor da 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União - TCU)
Instituição:
Tribunal de Contas da União - TCU
Bacharel e Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde desenvolveu pesquisa na área de métricas de software. Atualmente, ocupa o cargo de diretor na Secretaria de Fiscalização de TI no Tribunal de Contas da União, atuando desde 2008 como auditor federal de controle externo.
É certificado em auditoria de sistemas (CISA) pela ISACA – associação internacional de profissionais da área de governança de TI e auditoria. No Capítulo Brasília da associação, exerce a função de diretor de CyberSecurity.
Atua há mais de 15 anos na área de TI, com experiências nos setores público e privado, tendo também trabalhado como professor em cursos de graduação e pós-graduação.
Em 2009, concluiu formação para o cargo de Perito Criminal Federal, especialidade Computação Científica, do Departamento de Polícia Federal, concurso para o qual foi aprovado. Foi primeiro colocado nos concursos da Itaipu Binacional, TJPR e TRT da 9ª Região, além de selecionado nos certames da Câmara dos Deputados e Controladoria-Geral da União, órgão em que também atuou profissionalmente.
É palestrante de congressos e eventos nacionais das áreas de controle, governança e segurança da informação, além de autor de artigos em periódicos especializados. É um dos autores do Handbook on IT Audit, da Intosai, associação internacional de entidades supremas de fiscalização, onde também lidera projeto para elaboração de um guia governamental de avaliação de governança de TI.