15:50 - 17:00
Resumo:
Conhecer e compreender como as espécies de flora e fauna interagem no tempo e espaço, bem como entender como se mantém os diversos ecossistemas, permite identificar soluções estratégicas para conservação e conter a perda da biodiversidade. Dados primários de biodiversidade são coletados diretamente da natureza e compartilhados na internet por meio de bases de dados nacionais e internacionais. Com o avanço do acesso e integração da informação, o processamento Web bem como a computação de alto desempenho e junto com o trabalho dos pesquisadores, é possível uma maior compreensão da biodiversidade e da sua complexidade permitindo uma análise mais rigorosa de todos os processos biológicos e integrando-as com outras variáveis como clima, e indicadores socioeconômicos, entre outros.
Com o crescimento exponencial do volume de dados, são fundamentais ciberinfraestruturas nacionais para suportar plataformas de processamento e análise que facilitem e promovam a produção científica e a correta interpretação dos dados garantindo sua qualidade e uso. Para isso, o Brasil vem dando passos significativos nesta direção ao longo da última década com iniciativas como o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), o Portal da Biodiversidade, a Rede Avançada em Biologia Computacional (RABICÓ) e a recente cooperação estabelecida entre o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a RNP que permitirá, entre outras coisas, conectar Unidades de Conservação federais à redes avançadas de ensino e pesquisa.
Neste contexto, o painel “Conectando dados e experiências: Biodiversidade e Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil” no Fórum RNP 2019 se propõe a ser um momento de reflexão e diálogo sobre a mobilização deste tipo de dados no Brasil, com apresentações sobre casos de uso dos dados e aplicabilidade bem como perspectivas futuras para lidar com desafios atuais e garantir a sustentabilidade das ciberinfraestruturas.
Palestrantes:
Tainá Rocha - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Antonio Mauro Saraiva - USP - Universidade de São Paulo
Slides:
Videos:
https://video.rnp.br:443/portal/video/conectandodadoseexperiencias