Desafios da Transformação Digital
no Ensino e na Pesquisa

 

26 a 28 de agosto de 2019
Brasília | DF
 
noticia evento Thumbnail

Redecomeps institucionalizadas e desenvolvidas ganham certificado da RNP

No Encontro Nacional PoP e Redecomep, as redes metropolitanas institucionalizadas e as desenvolvidas, com nível de maturidade avançado, foram premiadas com certificados ouro e prata, respectivamente. Premiadas com o certificado ouro, as redes Gigacandanga, do Distrito Federal, e a GigaNatal, de Natal (RN), contaram suas experiências.

“A GigaCandanga tem 11 anos de funcionamento e acreditamos, desde o início, na proposta colocada pela RNP de que as redes devem ser autossuficientes e autônomas. Hoje somos uma associação civil sem fins lucrativos. Temos pouco tempo de associação e estamos no período de transição, mas acreditamos que a mudança será positiva em autonomia e capacidade de oferecer novos recursos”, afirmou o presidente da GigaCandanga, Leonardo Lazarte.

Já a experiência da GigaNatal foi diferente, mas igualmente bem-sucedida. “Criamos, em Natal, o Núcleo de Redes Avançadas, que abriga o PoP e a Redecomep, pela necessidade de ter uma existência real dentro do organograma da universidade, porque a UFRN é muito considerada no Rio Grande do Norte. Assim, somos uma unidade suplementar, vinculada à reitoria. Criamos um estatuto que fala que o núcleo se responsabiliza pela hospedagem do PoP e pelos serviços operacionais da rede GigaNatal. Temos assento na reunião de staff da universidade e existe autonomia dos setores na execução do orçamento”, detalhou o coordenador administrativo do PoP-RN/Rede GigaNatal, Sergio Fialho.

Oito Redes Metropolitanas receberam certificados prata por estarem a caminho da institucionalização. Foram elas a Remessa (Salvador), MetroPoa (Porto Alegre), Redecomep Campo Grande, MetroCG (Campina Grande), MetroJP (João Pessoa), Rede Poti (Teresina), Remep-FLN (Florianópolis) e MetroGyn (Goiânia). “Todas as redes metropolitanas são de suma importância para a estratégia da RNP. Para as redes que estão batalhando para chegar lá, preparamos diagnósticos para cada rede e planos de melhoria, com as nossas recomendações”.