Desafios da Transformação Digital
no Ensino e na Pesquisa

 

26 a 28 de agosto de 2019
Brasília | DF
 
noticia evento Thumbnail

Fórum RNP encerra edição de 2019 com recorde de público

Nesta quarta-feira (28/8), o Fórum RNP 2019 encerrou suas atividades com mais de 700 participantes presenciais e quase 12 mil acessos online. No encerramento, houve uma apresentação integrada entre o músico Moisés Pena, no oboé, que estava presente no auditório do hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, junto com a orquestra Neojibá, direto de Salvador. Eles executaram a canção “Lago dos cisnes”.

O destaque do dia ficou com o keynote speaker do evento, Ladmir Carvalho. Ele apresentou toda a trajetória de 30 anos da Alterdata Software, empresa criada na cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro e que, atualmente, conta com mais de 100 bases espalhadas pelo país, mais de 1600 colaboradores, cerca de 50 mil clientes e mais de um milhão de usuários.

O palestrante contou como foram os ciclos de transformação pelos quais a Alterdata passou até os dias de hoje e ressaltou que o planejamento foi fundamental para crescimento da mesma, em uma época em que não existia bibliografia sobre o assunto. Para finalizar a apresentação, Ladmir frisou a importância da atualização contínua dos profissionais da área de TI.

Assista à apresentação de Ladmir Carvalho na íntegra.

Comunidade apresenta projetos no Arena Talks

O último dia de atividades do Fórum RNP teve início com o Arena Talks, que deu voz a projeto submetidos pela comunidade. Na sessão, cada palestrante teve até cinco minutos para fazer o seu pitch, ou seja, para apresentar seu projeto com o intuito de despertar o interesse da plateia.

Confira as propostas selecionadas

As apresentações estão disponíveis no site do evento, na aba Mídias.

Campus Inteligente

Pela manhã, um painel apresentou o que de mais inovador tem sido implementado nas universidades para tornar o campus cada vez mais inteligente. O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Gustavo Dias, moderou o encontro e Jacir Bordin, da Universidade de Brasília (UnB) e Mauro Bernardes, da Universidade de São Paulo (USP), expuseram o as soluções que já foram implantadas, como elas têm ajudado no dia a dia das universidades e quais ideias já foram pensadas para o futuro.

Liderança e gestão de pessoas

O papel do líder na Transformação Digital foi o alvo do painel sobre desenvolvimento de equipes no espaço Arena Fórum. Participaram do debate o coordenador de Normas e Governança da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Anderson Costa, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Nepomuceno, e a consultora Rosangelica Coletti. “Se entendemos que a transformação digital é comprar mais equipamentos tecnológicos, não estaremos promovendo a transformação. A inovação passa necessariamente pelas pessoas”, declarou Anderson Costa.

Transformação digital na educação

Na parte da tarde, o painel sobre a transformação digital na educação, com a moderação do diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro, trouxe as perspectivas do governo, representado pelo secretário adjunto de Governo Digital, do Ministério da Economia, Ciro Avelino e da indústria, com participação de Djalma Andrade, da Microsoft, sobre a questão. “Transformação digital é uma ferramenta para atingirmos mais eficiência. O Governo Digital visa o resgate de confiança na relação entre o governo e a sociedade. Que a gente entenda que a sociedade é digital e que nós, como governo, temos que nos aproximar cada vez mais dela”, destacou Ciro Avelino.

Desmistificando a adoção de Serviços em Nuvem Governamental

O último painel do auditório discutiu o que deve ser feito para desmistificar o uso da nuvem pela administração pública. O diretor de Relacionamento com Clientes do Tribunal de Contas da União (TCU), Breno Costa, apresentou dados de uma pesquisa que mostra que o receio de os dados ficarem vulneráveis é o principal motivo da pequena adesão deste tipo de armazenamento.

“Embora haja uma preocupação majoritária da importância da Nuvem, o uso atual é baixo e há pouca experiência na plataforma. Esse contexto proporciona uma supervalorização do risco. Muitos têm medo de usar nuvem por desconhecimento. Acham que podem ser responsabilizados por alguma coisa”, ressaltou.

Dados para pesquisa e e-Ciência

A gestão adequada de dados para boas práticas de pesquisa foi tema da mesa composta pela representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maíra Murrieta Costa; a pesquisadora da Universidade de São Paulo, Fatima Nunes; Karolayne Costa Rodrigues de Lima, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Washington Segundo, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O painel foi dedicado à necessidade de planejamento por parte dos pesquisadores para lidar com a nova ciência orientada a dados, também chamada de e-Ciência. Por exemplo, na Fapesp, passou-se a exigir dos pesquisadores um Plano de Gestão de Dados na fase de submissão de projeto. Conheça a iniciativa: fapesp.br/gestaodedados.

Dados e biodiversidade

O uso de dados em auxílio à preservação da biodiversidade foi o tema do painel de encerramento das atividades do espaço Arena Fórum. A mesa foi composta pelo coordenador-geral de Biomas do Departamento de Programas de Desenvolvimento Científico da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luiz Henrique Mourão do Canto; a bióloga Tainá Rocha, do Núcleo de Computação Científica e Geoprocessamento do Jardim Botânico, e o professor Antônio Saraiva, do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da Universidade de São Paulo (USP).

O representante da SEFAE apresentou os programas estratégicos da unidade para biodiversidade, entre eles o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). “Precisamos transformar esse conhecimento em algo que possa ser apropriado pela população”, afirmou o gestor público. O painel ocorreu um dia após o lançamento do Atlas SiBBr, uma nova plataforma com informações sobre ecossistemas brasileiros.

Confira as fotos do dia!