Este ano, os participantes do Fórum RNP tiveram a oportunidade de participar de um encontro chamado BarCamp. Nele, gestores de TI de IFs e Ifes, além de integrantes de programas de pós-graduação (PPGs), conheceram os resultados da Iniciativa da RNP em parceria com a Capes e colaboraram para a construção do NasNuvens.
O encontro foi permeado por colaboração, tecnologia e inovação. Um dos participantes foi o coordenador do PPG de Geografia da Universidade Federal da Pernambuco (UFPE), Francisco Kennedy Silva. Ele já é usuário do serviço Encontro Remoto, resultado do projeto piloto da Iniciativa PPGs, que consiste em uma plataforma que facilita, por exemplo, a realização de bancas com participação remota. “Considero as bancas como um espaço coletivo de socialização e, com esse serviço, os alunos conseguem participar de onde estiverem. Outro benefício é que, por meio da gravação, o aluno consegue pegar o feedback da banca na íntegra, podendo ajustar sua tese depois com calma. Quero agradecer a RNP por isso e espero que os PPGs de outras instituições possam experimentar esse serviço”, destacou o coordenador.
Após uma apresentação breve das ações já realizadas pela Iniciativa PPGs e do NasNuvens, conduzida pelo diretor-ajunto de Soluções, Antônio Carlos F. Nunes, os participantes foram estimulados a escolherem os temas do encontro. Os selecionados foram: LGPD x NasNuvens, contratação de serviços em nuvem, serviços ofertados NasNuvens, plataforma multiusuário para todas as instituições e precificação para migração de serviços para a nuvem.
Os participantes foram divididos em cinco mesas e cada uma delas trabalhou um tema. As mesas contaram com um anfitrião da RNP que fez a moderação das discussões. Ao final, os grupos apresentaram pontos positivos, negativos e sugestões sobre os temas. Muitas ideias e melhorias foram levantadas. “Nosso objetivo com esse encontro foi obter mais insumos para dar continuidade a essa parceria com a Capes na Iniciativa PPGs. Com as interações realizadas, já identificamos novos desafios e necessidades das nossas instituições clientes”, destacou Nunes.