Partipação no mês de
segurança:
Todas as instituições de Ensino e Pesquisa são
convidadas a participar do Mês de Segurança, com o intuito de disseminar a
cultura de segurança da informação para o usuário final de internet.
Por que minha instituição
deve participar?
A participação no Mês de Segurança traz vários benefícios a sua
instituição. Dentre eles, podemos citar:
- Gerar consciência sobre segurança da informação nos participantes
- Ampliar a percepção de riscos e vulnerabilidades a que estamos
expostos no dia a dia
- Disseminar informações relevantes sobre segurança da informação
- Desmistificar o conceito de segurança da informação
Quais são as vantagens
práticas da participação no Mês de Segurança?
- Promover boas práticas de segurança em seu ambiente corporativo e/ou
público externo, prevenindo perdas materiais e intangíveis da
instituição
- Associar a imagem da sua instituição a uma campanha internacional de
grande porte relacionada à segurança da informação
- Fazer parte de uma rede de instituições em todo o Brasil e América
Latina que estejam promovendo as boas práticas em segurança da
informação
- Implementar campanhas e políticas de segurança em sua instituição,
ou mesmo iniciar um movimento nesse sentido
- Conhecer as ações de disseminação da cultura de segurança de outras
instituições e iniciar parcerias
Por que minha instituição
deve se inscrever no Mês de Segurança?
Todas as instituições que se cadastrarem no Mês de Segurança terão suas
ações divulgadas neste site. No mapa serão mostradas as ações realizadas
em todo o Brasil e América Latina. As instituições podem fazer sua
inscrição até o dia 30/10/2016 neste site. Pedimos, no entanto, que as
inscrições sejam feitas com a maior antecedência possível, até mesmo
para que suas ações sejam divulgadas no website durante um período maior
de tempo.
Planejando as ações:
As ações podem ser realizadas ao longo de todo
o mês de outubro. O escopo da ação depende essencialmente do objetivo
e dos recursos da instituição. Existem diversas ações que podem ser
realizadas para participação no Mês de Segurança. É importante que a
instituição estabeleça um cronograma inicial e realize um levantamento dos
recursos disponíveis, seja de pessoal quanto de tempo e local.
Como minha instituição pode
participar do Mês de Segurança?
Existem diversas ações que podem ser realizadas para a participação da
instituição no Mês de Segurança e divulgação das mesmas no site do
evento. São apresentadas as seguintes sugestões:
- "Café filosófico"
- Tarde inteira de palestras
- Uma única palestra
- Projeção de um filme
- Palestras internas sobre conscientização em segurança
- Transmissão de eventos de outras instituições, em auditório ou
outras dependências
- Bate-papo com especialista em segurança
- Simulações interativas
- Apresentação de alguma nova norma de segurança ou de políticas de
segurança
- Quiz sobre segurança da informação
- Atividades com alunos sobre conscientização
- Mini-curso de segurança
- Campanhas internas para adoção de senhas fortes ou outros temas
- Debates de conscientização sobre o tema
- Palestras realizadas por professores ou aula especial sobre
conscientização
- Mesa-redonda para discussão de palestras
- Mesa-redonda com especialistas
- Mesa-redonda com blogueiros
- Exposição de vídeos curtos sobre segurança para os funcionários
- Palestra online
- Concurso interno com temas diversos relacionados à segurança
- Happy-hour ou eventos como "lunch & learn"
Quais temas minha
instituição poderá abordar?
As instituições poderão realizar ações sobre diferentes temas
relacionados à segurança da informação, desde "Segurança na
Internet" até "Fraudes". Tudo depende da necessidade, da
prioridade, dos riscos relacionados a confidencialidade, integridade e
disponibilidade, identificados pela instituição. Seguem abaixo algumas
sugestões de temas que podem ser abordados:
- Segurança na nuvem
- Cibercrime
- Segurança na Internet
- Senhas
- Phishing
- Privacidade
- Fraudes
- Cyber-bullying
- Segurança em redes sociais
- Segurança em Internet sem fio
- Engenharia social
- Criptografia
- Segurança em dispositivos móveis
- Bom uso do e-mail
- Compras seguras
- Backup
- Segurança em jogos online
- Segurança em computadores domésticos
- Softwares maliciosos
Como conduzir as ações?
Os conceitos podem ser abordados de várias maneiras. Podemos citar as
seguintes:
- Analogias
- Exemplos reais
- Mensagens simples e efetivas
- Interação
- Exemplos memoráveis (usando humor, por exemplo)
- Exemplos pessoais
Para a escolha da abordagem, é necessário verificar qual é a cultura da
instituição, o público envolvido entre outros. Assim, o conceito
apresentado poderá ser mais formal ou descontraído.
Como divulgar as ações na
minha instituição?
As ações podem ser divulgadas nos mais variados formatos, desde o envio
de e-mail para lista de alunos ou colaboradores, publicação de cartazes
em mural como através de banner publicado na Intranet ou website da
instituição. São oferecidos, em formato digital, uma série de materiais
de apoio. Esses materiais poderão ser utilizados pelas instituições para
divulgar suas ações. Veja mais em Materiais.
Definição do público
alvo
As instituições devem especificar na descrição de suas ações se o evento
será público (acessível a visitantes externos) ou privado.
As
instituições que realizarem ações abertas ao público deverão estar
preparadas para receber e-mails e mensagens de pessoas interessadas em
participar das ações em sua localidade. Essas pessoas poderão entrar em
contato de maneira espontânea visitando o site do Mês de Segurança e
conhecendo as ações que serão realizadas em sua localidade, por exemplo.
Como engajar o público?
Uma das principais dificuldades ao criar uma ação de segurança da
informação é a falta de engajamento do público. Apesar de conhecermos e
vivenciarmos sua relevância diariamente, o assunto pode parecer chato e
enfadonho aos usuários finais de Internet. Veja algumas maneiras de
ultrapassar esse bloqueio e conseguir engajar o seu público:
- Público interno das instituições:
Apresentar bons
motivos e dados relacionados à segurança da informação para
diretores e coordenadores pode ser o primeiro passo para a
implementação de ações locais. Em seguida, pode ser realizado um
estudo para conhecer os problemas específicos enfrentados pela
instituição, como o uso de senhas seguras, acesso a sites
"forjados" e descumprimento de boas práticas no geral. Com
base nos resultados, a criação de uma campanha que envolva essas
soluções é a mais recomendada.
Como é uma ação local,
quanto mais específica a ação, maior pode ser a sua eficácia. O
profissional de segurança da informação pode atuar juntamente com o
setor de Marketing ou de Recursos Humanos da organização para que a
abrangência seja maior entre os funcionários.
- Público externo:
Universidades e CSIRTs (grupos de
segurança, do inglês Computer Security Incident Response Teams)
podem ter interesse na realização de ações para o público externo, e
tais ações devem ser focadas nas características locais. O convite a
autoridades (um professor que seja referência na área, por exemplo)
para ministrar cursos ou palestras pode ser chamativo, assim como
ações que envolvam a participação da comunidade. Para motivar a
participação, podem ser envolvidos a distribuição de brindes,
atividades culturais gratuitas e a presença de celebridades em algum
momento.
- Usuários de redes sociais:
As redes sociais não podem
ser esquecidas e, para isso, a instituição pode incentivar as boas
práticas através da atualização de sua fan page no Facebook ou
Twitter, por exemplo, alimentar a discussão através da hashtag
#mesdeseguranca, entre outras ações. Também podem ser criados
blogs sobre conscientização, o que facilita o alcance ao público
mais jovem. Especialistas influentes nas redes sociais também podem
colaborar com a divulgação de boas práticas em segurança da
informação.
As ações realizadas pela
minha instituição serão divulgadas pelo CAIS/RNP?
As ações das instituições participantes do Mês de Segurança serão
divulgadas de diversas maneiras. Dentre elas:
- Publicação de logotipo, nome da instituição e descritivo da ação no
site
- Publicação de fotos das ações na galeria do site
- Publicação de fotos das ações na página do CAIS no Facebook
- Entrevista publicada no site do evento e nas redes sociais
(instituições selecionadas aleatoriamente)
É importante que a instituição envie as ações e fotos para a comissão
organizadora do Mês de Segurança através do e-mail meseg@rnp.br.