7º EnCSIRTs - Encontro de CSIRTs
Acadêmicos
Os profissionais dos CSIRTs (Computer Security Incident Response
Teams) acadêmicos se reunirão no dia 26/10 para o 7º EnCSIRTs.
Um CSIRT é uma equipe dedicada a receber, analisar e responder
incidentes de segurança envolvendo sua organização. O Centro de
Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP apoia os vários
CSIRTs das universidades e centros de pesquisa de todo o país e
promove o encontro para estimular a troca de experiências e ações
colaborativas.
O 7º EnCSIRTs é voltado para
profissionais que já atuam em CSIRTs, ou tenham a responsabilidade
ou interesse em formar seu próprio grupo de segurança e queiram
conhecer de perto a atuação de um
CSIRT.
Inscrição
É preciso
que os interessados façam sua inscrição para poder participar do
encontro. Clique aqui para
fazer a sua inscrição - lembre-se que se trata de um formulário para
acesso exclusivo a este encontro.
Local: Auditório
7º EnCSIRTs –
Programação
14:00 – 14:15
Boas-vindas
14:15 – 15:00
Sessão: CSIRTs
convidados
“Conhecendo o CSIRT da
Embratel”
Robson Cruz (CSIRT Embratel)
15:00 – 16:00
Sessão: CSIRTs académicos em
ação
“GSeTI/USP: Atividades e
experiência”
Nelson Takashi Yunaka
(GSeTI/USP)
“Desenvolvendo a capacidade de resposta a incidentes na
região”
Mário Sérgio (NOE/PoP-RN)
16:00 – 16:15
Coffee-break
16:15 – 17:15
Sessão: A RNP em
ação
“Gestão de Incidentes: Relatórios para as
instituições”
Atanai
Ticianelli
“CAIS: Apresentando algumas ações para
2013”
Liliana Solha (CAIS/RNP)
17:15 – 18:15 Mesa
redonda “Soluções de combate a atividade maliciosa: casos
de
sucesso”
Moderador: Frederico Costa
(CAIS/RNP)
Participantes: Fernando Frota (UFMG), Afonso de Araújo Neto
(TRI/UFRGS), Thiago Bonfim
(CERT.Bahia/PoP-BA)
18:15 – 19:00 Discussão
aberta
"Tratamento de Incidentes de Segurança na UFRGS:
Características, Experiências e Desafios
"
Nesta apresentação descreveremos as
principais características do modelo atual de tratamento de
incidentes de segurança implementado na UFRGS pelo seu Time de
Resposta a Incidentes de Segurança. O TRI foi formado em 2009 com a
tarefa de desenvolver e implementar processos de tratamento dos
incidentes de segurança ocorridos nas redes de dados da UFRGS.
Atualmente, um dos pontos fortes do nosso processo encontra-se
centrado no mecanismo de bloqueio automático de estações e
dispositivos, que visa diminuir o dano causado por hosts
comprometidos por malware e facilita a decentralização do processo
de restauração destes hosts, também sendo utilizado como mecanismo
de reforço da política de segurança implementada pela instituição.
Adicionalmente, apresentaremos casos e experiências do TRI
relacionados com diversos outros tipos de incidentes de segurança,
incluindo alguns desafios que enfrentamos recentemente e outros que
periodicamente tornam a tarefa de resposta a incidentes uma que está
longe de ser trivial.
Título: Automatização do
Tratamento de Incidentes de Segurança com TRAIRA, o
caso
UFBA
Resumo: Um dos problemas fundamentais
na gestão de redes de computadores consiste no tratamento célere e
eficaz dos incidentes de segurança, tais como a apropriação de
senhas e informações privadas, violação de propriedade intelectual,
e, principalmente, infecção e disseminação de software malicioso e
participação involuntária em botnets. Tais ocorrências afligem,
seguramente de maneira bastante similar, grande parcela dos CSIRTs e
administradores de redes empresariais e governamentais.
A
Universidade Federal da Bahia (UFBA) contempla uma rede de campus
que interliga diversas cidades e instituições, perfazendo
aproximadamente 12.000 equipamentos, com taxa média semanal de
incidentes de segurança que já chegou à 50 ocorrências. Nesse
contexto, o uso disseminado de tradução de endereços através de NAT
e DHCP dificultam sobremaneira a correlação entre as notificações
externas (recebidas de outros CSIRTs) e as máquinas comprometidas da
rede interna.
O objetivo da palestra consiste em
apresentar uma abordagem bem sucedida na automatização e resolução
desses problemas no contexto da rede de campus da UFBA e que podem,
certamente, serem implementadas por outras instituições a um custo
baixo. O empecilho supracitado foi solucionado através do
desenvolvimento de uma ferramenta de resposta a incidentes, TRAIRA,
que automatiza a detecção e contenção da máquina
interna
causadora do incidente, ainda que as redes internas
utilizem NAT ou DHCP.
Tais práticas estão sendo adotadas
na gestão efetiva da rede da UFBA desde janeiro de 2011 com redução
significativa no número de incidentes. O objetivo da palestra é,
portanto, compartilhar tais experiências com a comunidade a fim de
disseminar alternativas viáveis economicamente e independentes de
tecnologia para facilitar o tratamento efetivo de incidentes em suas
instituições. O código fonte da ferramenta desenvolvida está
disponível para uso sob demanda.